Com o retorno às aulas presenciais mesmo que de forma escalonada, o Passe Livre Estudantil voltará a valer para todos os estudantes. Para isso, os estudantes ou os responsáveis podem ficar atentos à ativação do cadastro.
Os dados podem ser conferidos pelo site ou pelo aplicativo do BRB Mobilidade disponível nas versões do Google Play e App Store.
Antes do início das aulas, é importante verificar se o nome do aluno está na lista enviada pela instituição de ensino. Caso o estudante tenha mudado de escola, é preciso comunicar. Verificação, atualização ou abertura de um novo cadastro podem ser feitos pelo aplicativo ou pelo site BRB Mobilidade.
Nas plataformas, o estudante também encontra outros serviços disponíveis, como a solicitação de segunda via do cartão de passe livre e a extensão de acessos, caso o trajeto de casa para a escola tenha mudado e sejam necessários mais embarques.
Cadastro pro passe livre
Com o cadastro atualizado e o benefício em mãos, a primeira vez que o estudante for utilizar o cartão em um ônibus, micro-ônibus, BRT ou metrô, é preciso que ele aproxime o documento do validador duas vezes. Na primeira vez, o cartão será habilitado; na segunda, dará o acesso ao uso do transporte com o passe. Depois, é só passar pela catraca.
Em caso de problemas, dificuldades ou dúvidas em qualquer um dos passos para a utilização do benefício, o BRB disponibiliza atendimento virtual por meio do chatbot (software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais) e pela central do BRB Mobilidade, no número (61) 3120-9500.
Além disso, é possível buscar orientação em um dos nove postos físicos de atendimento ao estudante do BRB Mobilidade. Para casos específicos, como a retirada ou troca de cartão, é necessário ir a um desses locais. A lista completa de endereços está na página do BRB Mobilidade.
Fonte: Jornal de Brasília.