Em apenas três dias, o Distrito Federal registrou 60 novos casos da variante Delta da covid-19, que é considerada mais contagiosa. Segundo a Secretaria de Saúde da capital, o total já chega a 241 e cinco mortes pela cepa.
Dessa forma, a variante passa a ser predominante nas análises da secretaria, ocupando 60% deles, e já sendo considerada comunitária. Ainda de acordo com a pasta, outras 20 pessoas foram infectadas com a variante Gama, originária de Manaus, que é considerada agressiva, mas menos contagiosa que a Delta.
Das mortes, a secretaria informou que duas ocorreram em Ceilândia, uma no Guará, uma em Santa Maria e uma em Taguatinga.
Vacina x Delta
A secretaria ainda informou que o estoque de primeiras doses de vacinas contra a covid-19 está zerado. Segundo a pasta, os últimos imunizantes foram distribuídos hoje aos postos de vacinação.
Por isso, esta sexta-feira (03) os pontos aplicaram apenas segundas doses dos imunizantes. De acordo com a secretaria, não existe previsão para a chegada de novas vacinas à capital. “Estamos cobrando o Ministério da Saúde para mais doses para o DF”, disse o secretário general Pafiadache em coletiva de imprensa.
Ainda segundo a pasta, cerca de 156 mil pessoas de todas as idades que já foram liberadas para a imunização não compareceram aos postos. “Temos levantado a possibilidade dessas pessoas terem vindo a óbitos também”, continuou.