fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Durval Barbosa, pivô da Caixa de Pandora, tem aposentadoria oficialmente cassada

03 de setembro, 2021
1 minuto de leitura
Durval foi delator do esquema de desvios de recursos a políticos do DF durante a gestão Arruda. Foto: Marcello Casal Jr/ABr
Durval foi delator do esquema de desvios de recursos a políticos do DF durante a gestão Arruda. Foto: Marcello Casal Jr/ABr

O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a cassação da aposentadoria de Durval Barbosa Rodrigues. Antigo delegado da Polícia Civil (PCDF), o ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal (GDF) da gestão de José Roberto Arruda, foi delator do esquema que resultou na Operação Caixa de Pandora, também conhecida como Mensalão do DEM.

De acordo com publicação feita no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (3/9), a decisão foi tomada “em razão da decisão judicial transitada em julgado proferida nos autos do processo nº 0006483-67.2006.8.07.0001-TJDFT”.

Veja o despacho:

Reprodução/DODF

Histórico de Durval

Em março deste ano, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) publicou portaria que determinou a perda do cargo público de Durval Barbosa. Em julho, ele teve recurso negado contra a perda da aposentadoria. Agora, com a assinatura do governador, Durval tem a aposentadoria oficialmente cassada.

Em 2016, ainda na gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), o Governo do Distrito Federal recebeu notificação para determinar a perda da aposentadoria do delegado. Contudo, o caso não foi levado adiante.

Fonte: Ana Karolline Rodrigues, Metrópoles

Em destaque