Novacap alerta aos motoristas que não estacionem embaixo de árvores quando o clima estiver chuvoso e com ventos
Esperado por grande parte dos brasilienses, o período chuvoso chegou ao Distrito Federal. Além de aliviar o clima seco na capital, as chuvas também têm causado transtornos nas cidades do DF. Um dos principais riscos é o aumento da queda de árvores e galhos.
Os fortes ventos tornam a queda de galhos e árvores um perigo real para pedestres e motoristas. Quanto mais arborizada é a região, maiores são os cuidados necessários.
Sueli Melo, 42, moradora da 108 Norte, diz que a quadra dela é comum que árvores tombem e galhos caiam das copas. Lembra que, na semana passada, uma delas desabou próximo à entrada da garagem de um dos blocos.
“Se estiver ventando, mesmo que moderadamente, corro para o meu apartamento. Quem já viu quer correr”, conta, ao recordar das vezes que viu quedas de árvores no local.
Desde o mês passado, o Corpo de Bombeiros (CBMDF) atendeu 71 ocorrências de cortes emergenciais de árvores.
Alerta
O professor de engenharia florestal da Universidade de Brasília (UnB) Daniel Costa de Carvalho explica que a recorrência de queda de árvores e quebras de galhos em Brasília tem vários motivos. Um deles são as espécies trazidas de outros biomas para a cidade ainda nos anos 1960.
“Naquela época, não se tinha muito conhecimento de espécies nativas do cerrado como hoje”, destaca o engenheiro.
Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o DF tem por volta de 5 milhões de árvores plantadas na zona urbana — 1,5 milhão apenas no Plano Piloto, região administrativa (RA) com maior concentração de arborização.
O chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Raimundo Silva, diz que a Novacap faz poda preventiva em todas as regiões administrativas. Em 2022, houve mais de 31 mil intervenções no Plano Piloto, com podas de árvores em mais de 160 quilômetros de calçadas, para evitar possíveis acidentes com pedestres.
No entanto, o chefe do DPJ alerta que precipitações com ventos acima de 40km/h aumentam o perigo de queda, independentemente de ter havido a poda preventiva ou não.
“Orientamos que a população evite estacionar os seus veículos embaixo de árvores durante o período de chuvas, no qual tem os ventos intensos que podem ocasionar queda de galhos e até mesmo dessas plantas”, aponta Silva.
A solicitação de poda preventiva pode ser feita pelos canais oficiais da ouvidoria da Novacap: telefone 162, no endereço www.ouv.df.gov.br/, ou presencialmente, em qualquer Ouvidoria do GDF.