fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Governador do DF afirma que reajuste nas passagens do Entorno é uma “necessidade”

05 de dezembro, 2022
2 minuto(s) de leitura
Foto: Deiviane Linhares/ Metrópoles

A nova tarifa começou a valer no último domingo (4)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou na manhã desta segunda-feira (5/12), que o aumento nas tarifas do transporte interestadual semiurbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) é uma necessidade.

A nova tarifa começou a valer no último domingo (4). O serviço de transporte semiurbano abrange mais de 400 linhas de ônibus que fazem a ligação entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno. O serviço responde pelo transporte diário de cerca de 175 mil passageiros.

Segundo o governador, o reajuste era o menor que poderia ser concedido, e que a decisão está dentro da legislação. Ele ainda afirmou que o aumento dos valores foi bastante estudado pela Semob e comunicado ao governo de Goiás e prefeitos do Entorno.

“O transporte do Entorno sempre foi um problema para todos nós. Tradicionalmente, as empresas de Goiás recebiam esse reajuste, todos os anos. Nós seguramos o máximo que podíamos, negociamos enquanto foi possível”, argumentou.

A declaração foi dada pelo chefe do Palácio do Buriti durante encontro com representantes da indústria do DF, após o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), dizer que pretende acionar o STF para pedir a suspensão imediata do reajuste.

“Quanto a iniciativa do governador Caiado, o que a gente busca é uma parceria para que a gente possa conseguir recursos para manter o sistema o mais barato possível para a população. Não existe nenhuma tensão e nada que possa comprometer o relacionamento entre eu e o governador Caiado”, pontuou o governador.

Questionado sobre o pedido à Justiça para a suspensão do reajuste, Ibaneis frisou que não acha necessário.

Governo de Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) informou que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (5/12), contra a decisão do governo do Distrito Federal sobre o reajuste das passagens de ônibus entre Brasília e os municípios do entorno.

O caso foi exposto por Caiado no Twitter, na noite do último domingo (4). Na publicação, o governador afirma que o aumento foi determinado pela Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) sem nenhum tipo de consulta ao Governo de Goiás e às prefeituras do Entorno do DF.

DF

O chefe do Palácio do Buriti mencionou que há estudo para um reajuste na capital da República.

“Estamos estudando a melhor forma de arcar com todos esses custos. O transporte público sempre é um problema em todos os locais e não vai ser diferente nem no DF e muito menos no Entorno”, concluiu o governador.

O emedebista disse ser favorável a criação de um consórcio entre os dois governos para gerir o transporte público do Entorno.

Com informações do Metrópoles DF

Em destaque