fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Ibaneis confirma cancelamento das festas de Carnaval no DF

06 de janeiro, 2022
1 minuto de leitura
Aumento da taxa de transmissão, variante Ômicron e flurona fizeram Ibaneis tomar decisão de suspender folia pública e privada. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Aumento da taxa de transmissão, variante Ômicron e flurona fizeram Ibaneis tomar decisão de suspender folia pública e privada. Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quinta-feira (6/1), que vai cancelar as festas de Carnaval no Distrito Federal. A informação foi confirmada pelo governador à coluna nesta manhã.

Inicialmente, estão suspensas as festas públicas e privadas.

A suspensão das comemorações historicamente conhecidas por aglomerações ocorre em meio aos casos da nova variante da Covid-19, a Ômicron, de flurona (dupla infeção de gripe e Covid-19) e diante do aumento da taxa de transmissão da Covid-19.

A taxa de transmissão do novo coronavírus chegou a 1,27 no Distrito Federal, índice divulgado pela Secretaria de Saúde em boletim epidemiológico dessa quarta-feira (5/1).

Segundo especialistas, taxa de transmissão acima de 1 indica o avanço da pandemia. Quando o índice está abaixo dessa linha, sinaliza o controle da doença.

Ibaneis acompanha outros estados

O DF junta-se a pelo menos 10 capitais brasileiras que cancelaram o Carnaval de rua em 2022. O aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19 e de influenza A H3N2 no Brasil levou prefeitos a bater o martelo sobre a decisão de não realizar a folia este ano.

Pelo menos 10 capitais ainda não definiram sobre o evento. Até o momento, somente o Recife decidiu provisoriamente suspender o Carnaval, mas não descarta uma reavaliação.

Festas tradicionais, como as dos blocos de rua do Rio de Janeiro (RJ) e de Salvador (BA), não ocorrerão este ano. Se ainda havia dúvidas sobre a realização dos eventos, os surtos de Covid e de gripe após festas de Réveillon acabaram com as perspectivas.

Fonte: Isadora Teixeira, Metrópoles

Em destaque