Violência Doméstica: Entre janeiro de 2021 e de 2022, a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou 1.330 casos de crimes relacionados à Lei Maria da Penha, representando uma média de 86 ocorrências por mês.
Além dessas, as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) registraram, juntas, mais 4.979 ocorrências não flagrantes de violência. Segundo a corporação, cerca de 69,3% dos registros da delegacia eletrônica ainda tiveram pedidos de medida protetiva de urgência. Em flagrante, também somadas, as Deams prenderam cerca de 876 pessoas pelo mesmo crime.
Dia Internacional da Mulher
Neste 8 de março, a PCDF se coloca ao lado da mulher mais uma vez. Também dentro das Deams, as mulheres da capital contam com cinco Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Nuiams).
Em ambientes exclusivos, as mulheres são acolhidas e recebem atendimento integrado e humanizado.
Desde 2020, a corporação desenvolve o Projeto Caminho das Flores, onde o objetivo é valorizar e proteger a mulher e aproximá-la dos agentes de segurança para que percam o medo de realizar denúncias.
Onde denunciar a Violência Doméstica
Locais:
- Deam I -Asa Sul;
- Deam II – Ceilândia;
- 11ª DP – Núcleo Bandeirante;
- 29ª DP – Riacho Fundo
- 38ª DP – Vicente Pires.
Dias e horários:
- Segunda e quarta-feira, das 13h às 18h, exceto no Nuiam da Deam I, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.