GDF confirma que 14 mil serão destinadas para vacinação de idosos com 66 anos a partir de sábado (10). Lotes são da AstraZeneca e CoronaVac.
Novas doses da vacina contra a Covid-19 devem chegar ao Distrito Federal nesta sexta-feira (9). Segundo a Secretaria de Saúde, são 67,9 mil doses, das quais 14.066 serão destinadas para dar continuidade da imunização dos idosos de 66 anos, a partir de sábado (10).
A aplicação da primeira dose estava suspensa na capital desde segunda-feira (5), por falta de imunizantes. O serviço tem sido oferecido apenas para aplicação de segunda dose. A etapa inicial está disponível só para servidores de saúde da rede privada e da segurança pública, que já tinham agendado a imunização.
Com essa nova remessa do Ministério da Saúde também será retomada a vacinação dos profissionais da saúde e da segurança pública do DF. A maior parte das doses, 43 mil, será utilizada para a aplicação da segunda dose de quem já tomou a vacina.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF receberá 40,5 mil doses da vacina AstraZeneca e 27,4 mil doses de CoronaVac. Serão 21.311 doses para primeira aplicação e 43.395 doses para a segunda. Do total, 5% fazem parte da reserva técnica para suprir eventuais perdas.
Idosos
Das novas doses, 14.066 serão destinadas para concluir a vacinação dos idosos com 66 anos. A imunização deste grupo recomeça neste sábado e domingo (11), por drive-thru.
Profissionais de saúde
Para os profissionais de saúde ficaram 5.008 doses para primeira aplicação.
A partir da próxima segunda-feira (12), será possível agendar a vacinação no site, para a aplicação a partir do dia seguinte. Veja lista dos profissionais incluídos no grupo:
- Profissionais de Saúde do Instituto Médico Legal (IML)
- Biólogos
- Nutricionistas
- Professores de Educação Física
- Fisioterapeutas
- Terapeutas Ocupacionais
- Fonoaudiólogos
- Psicólogos
- Técnicos de Radiologia
- Técnicos de Enfermagem
- Médicos
- Dentistas
- Biomédicos
- Médicos Veterinários
- Profissionais do Serviço Social
- Farmacêuticos
- Agentes Funerários
Forças de segurança pública
Para os profissionais da segurança pública, estão reservadas 2.237 unidades do imunizante, apenas para aplicação da primeira dose. A vacinação deste grupo começou na última segunda-feira (5) no DF, e ainda não há profissionais que necessitem tomar a segunda dose na capital.
Categorias que terão direito a receber a vacina:
- Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF),
- Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF),
- Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF),
- Departamento de Trânsito (Detran),
- Secretaria de Administração Penitenciária (Seape),
- Departamento Penitenciário (Depen),
- Polícia Rodoviária Federal (PRF) e
- Polícia Federal (PF).