Diante da situação agravada pela pandemia, o Instituto BRB, entidade sem fins lucrativos vinculada ao Banco de Brasília (BRB), firmou contrato com a empresa Brasil ao Cubo para a ampliação do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). A previsão da entidade é de que a estrutura fique pronta em 40 dias. O investimento é de R$ 14,4 milhões.
O extrato da contratação foi publicado nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal. O documento prevê um hospital acoplado na unidade de saúde, com 100 novos leitos de enfermaria com assistência respiratória.
De acordo com o Instituto, a construção “será um legado” para a rede pública de saúde, sem desmobilização da estrutura. Importante em tempos de pandemia. A Secretaria de Saúde (SES-DF) é responsável por manter insumos e pessoal para atuar na unidade.
Questionada sobre o remanejamento ou contratação de médicos para atuar no HRSam, a SES-DF não respondeu até a última atualização desta reportagem.
A ampliação do hospital faz parte de medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O recurso investido conta com doações de empresas além de verba do BRB. O reforço no atendimento ocorre enquanto a capital acumula mais de 200 pessoas na fila por um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e tem 98% das vagas de adultos ocupadas.
Hospitais de campanha
Estão em construção três hospitais de campanha no Distrito Federal para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. O recurso será de R$ 36 milhões, dos cofres do GDF.
De acordo com a SES-DF, cada unidade terá até 100 leitos, na modalidade de suporte ventilatório pulmonar. O governo espera que as unidades já estejam em funcionamento em 14 de ab ril.
Os hospitais de campanha para combate à pandemia serão construídos nos seguintes locais:
- Plano Pilono: dentro do Autódromo
- Gama: no Complexo Esportivo
- Ceilândia: na Escola Parque Anísio Teixeira
Fonte: Carolina Cruz, G1 DF