fbpx
Hospital Veterinário StarVet

CLDF: 30% dos 139 cargos de chefia são ocupados por mulheres

09 de março, 2022
1 minuto de leitura
CLDF: Levantamento mostra a desigualdade na divisão. São 97 homens e 42 mulheres nos altos cargos da Casa. Foto: Divulgação
CLDF: Levantamento mostra a desigualdade na divisão. São 97 homens e 42 mulheres nos altos cargos da Casa. Foto: Divulgação

Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), cerca de 30% dos 139 cargos de chefia são ocupados por mulheres. Levantamento realizado com base no quadro de pessoal da Casa mostra que, as chefias são divididas entre 97 homens e 42 mulheres.

Entre as três diretorias da CLDF, uma é presidida por uma mulher. Já as seis secretarias são comandadas por homens. Dos 20 gabinetes parlamentares que optaram por ter chefias de gabinete, quatro são ocupados por mulheres, sendo eles os gabinetes dos deputados Guarda Jânio (Pros), Leandro Grass (Rede), Júlia Lucy (Sem partido) e Claudio Abrantes (PDT).

Dos 13 secretários de comissões, ouvidoria e corregedoria, 90% são homens. A Mesa Diretora da Câmara, que é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa, todos os cinco integrantes são homens.

A desigualdade se reflete, também, entre os cargos de deputados. Das 24 cadeiras, quatro são ocupadas por mulheres. As representantes femininas eleitas são: Jaqueline Silva (PTB), Arlete Sampaio (PT), Júlia Lucy (Novo) e Professora Maria Antônia (Solidariedade).

Na esfera federal, a única senadora que representa a capital federal no Congresso é Leila Barros (Cidadania). Na Câmara dos Deputados, o DF conta com Erika Kokay (PT), Bia Kicis (União), Celina Leão (PP), Paula Belmonte (Cidadania). Flávia Arruda chegou a ser eleita pelo PL-DF, mas está licenciada do cargo para ser ministra do governo federal.

Parlamentares mulheres na CLDF

Fonte: Samara Schwingel, Metrópoles

Em destaque