A diretora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do DF, Fernanda Melo, fez uma inspeção, na manhã desta segunda-feira (8), em quatro escolas da Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto. Durante as visitas, ela detalhou o cronograma de entrega de gêneros alimentícios para a merenda escolar. Segundo disse, proteínas como frango e peixe, e mais frutas e verduras, terão o abastecimento completo até a próxima sexta-feira (12).
A inspeção aconteceu na Escola Classe 303, de Samambaia, na Escola Classe 39 e no Centro de Ensino Fundamental 33, as duas de Ceilândia, e no Centro de Ensino Fundamental Caseb.
Temperos como sal, cebola e cebolinha estão disponíveis para as escolas. Caso alguma unidade ainda não tenha recebido, pode fazer a solicitação para a Coordenação Regional de Ensino da sua região.
“Nenhuma escola ficou completamente desabastecida ou sem nenhum gênero alimentício após a volta das aulas 100% presenciais. Elas puderam usar na merenda os alimentos não perecíveis e os demais perecíveis que já tinham no local até que nova remessa chegasse”, explica Fernanda.
Cardápio das merendas
“Os cardápios da rede pública são feitos seguindo todos os critérios da legislação do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação], observando a quantidade de calorias, o tempo que estudante está na escola, o valor nutricional e a necessidade de ingestão de proteínas da semana”, destaca a nutricionista Juliene Santos, gerente de planejamento e responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar.
Os alunos do 7º ano do ensino fundamental do Caseb Luís Henrique e Samuel Maia estudam em tempo integral na unidade e fazem três refeições no local. Eles contam que adoram as merendas.
“Eu acho as refeições aqui variadas e gostosas. O tempero também é bom demais”, afirma Samuel. “A merenda realmente é muito boa. Só tenho que elogiar”, completa Luís.
*Com informações da Secretaria de Educação
Fonte: Agência Brasília