O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios foi totalmente liberado na madrugada desta segunda-feira (13). Por volta de 0h, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) iniciou a retirada dos blocos de concreto que interditavam a via N1 e a S1.
As vias que dão acesso ao Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto ficaram bloqueadas em razão de um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde de domingo (12).
O grupo iniciou a marcha na Esplanada dos Ministérios por volta das 15h, entre o Museu Nacional da República e a Alameda dos Estados. Às 16h50, os manifestantes começaram a dispersar.
No entanto, mesmo após o fim do protesto, o trecho entre o Itamaraty até a via N1, na altura do 1º Batalhão dos Bombeiros, seguiu bloqueado. Às 3h40, as vias já estavam com passagem livre, com todas as grades nos acostamentos.
Esplanada bloqueada por cinco dias
Na última semana, o trânsito também ficou bloqueado na Esplanada dos Ministérios, por cinco dias, entre a noite do dia 5 de setembro, até a última sexta-feira (10), em razão de uma ocupação organizada por caminhoneiros e manifestantes favoráveis ao governo Bolsonaro.
O grupo que ocupava a Esplanada havia furado um bloqueio da Polícia Militar do Distrito Federal na segunda-feira (6), e se recusava a sair do local.
O esquema de segurança do governo do Distrito Federal não permitia a entrada de veículos no local. No entanto, mesmo com a presença da PM, o grupo retirou as grades de segurança ao longo da via e entrou na Esplanada, onde ficou acampado.
As vias N1 e S1 ficaram fechadas para o tráfego. As pessoas que trabalham na região precisaram se deslocar a pé.
Fonte: G1 DF