Com a conclusão das obras de reforma da Avenida W3 Sul na área comercial, o Governo do Distrito Federal (GDF) passa para a próxima etapa dos trabalhos: a implantação e requalificação das calçadas no lado residencial entre as quadras 703 e 715 Sul. O investimento estimado na obra é de R$ 1,9 milhão, com a previsão de gerar 80 empregos e conclusão em seis meses.
A requalificação da W3 Sul no lado residencial prevê a demolição das calçadas existentes e a implantação de novas calçadas, o plantio de grama, a implantação de lixeiras e a execução de rampas de acessibilidade com piso podotátil. O certame está marcado para 26 de janeiro, e o edital disponível nos sites www.comprasgovernamentais.gov.br e www.so.df.gov.br.
A ideia de reformar este lado da avenida, o das quadras 700, surgiu durante uma visita do governador Ibaneis Rocha às obras da W3 em março de 2021. “A memória afetiva que se tem da W3 Sul é maravilhosa, mas ela foi abandonada ao longo do tempo e diminuída pelos governantes. Nós mudamos isso e reformamos toda a avenida”, afirma o governador Ibaneis Rocha.
- Veja também: Licenciamento de obras cresce 20% em 2021
“Recuperamos todas as calçadas voltadas para as lojas. Agora vamos reformar o outro lado e, assim, dar cara nova a esta icônica avenida de Brasília”, acrescenta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Além de reformar o lado comercial e a calçada do lado residencial da W3, o governo prevê mais obras. A próxima etapa será a troca do pavimento das faixas de rolamento e implantação da faixa de concreto na pista destinada ao tráfego do transporte coletivo.
“Nessa gestão reconhecemos as pautas da acessibilidade e mobilidade como prioritárias para população. Com a reforma das calçadas nessas quadras acreditamos na melhoria da qualidade de vida de toda comunidade”, afirma a chefe de gabinete da administração do Plano Piloto, Jeanine Rocha Woycicki.
Reforma na W3
O GDF cumpriu o compromisso de reformar a avenida comercial mais icônica de Brasília. Com investimento de R$ 21,7 milhões e geração de 800 postos de trabalho, a obra contemplou a melhoria do sistema viário e do fluxo de pessoas, estacionamentos, paisagismo, troca da iluminação e um corredor turístico, com painéis em grafite pela avenida e a pintura das paradas de ônibus por artistas da cidade.
Desde que foi criada, entre o final da década de 50 e início da década de 60, a W3 Sul nunca havia passado por uma reforma. Esse trabalho também será levado para a W3 Norte, o que, segundo o governador Ibaneis Rocha, fará da avenida o maior corredor de comércio do Brasil.
“Ainda em 2022, vamos começar as obras na W3 Norte. Teremos o maior corredor de comércio do Brasil. Tudo para que as pessoas tenham o prazer de dizer que moram e que compram na W3”, avalia o governador Ibaneis Rocha.
* Com informações da Secretaria de Obras
Fonte: Ian Ferraz, Agência Brasília