fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Apesar da manhã de sol, Inmet prevê chuvas nesta quinta, 14

14 de abril, 2022
1 minuto de leitura
Segundo Inmet, haverá pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, além de muitas nuvens no céu. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Segundo Inmet, haverá pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, além de muitas nuvens no céu. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

Inmet: A quinta-feira (14/4) amanheceu com sol no Distrito Federal. Mas o Instituto Nacional De Meteorologia (Inmet) alerta os brasilienses: não se enganem! A previsão é de chuva e aumento de nebulosidade durante a tarde. Segundo o órgão, haverá pancadas de chuva e trovoadas isoladas, além de muitas nuvens no céu. As temperaturas devem variar entre 17ºC e 31ºC, e a umidade relativa do ar deve cair a 45% nas horas mais quentes do dia.

De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, a expectativa é de chuva forte em alguns pontos da capital federal. Até então, Águas Emendadas foi a unidade que fez o maior registro de chuva, com 56,4mm. Em seguida vêm o Gama, com 55,8mm; e Paranoá, com 27,4mm. As menores taxas foram registradas no Sudoeste, com 22mm, e em Brazlândia, com 2,2mm. O volume previsto para o mês de abril é de 145,2 milímetros.

Junto com as chuvas, vem o risco das ventanias. Ainda ontem, o Inmet lançou um alerta amarelo, que indica perigo potencial de chuvas intensas, e que deve durar até às 10h30 de hoje, com risco de ser prorrogado. Segundo o aviso meteorológico, os ventos durante as chuvas devem ser intensos, e variam de 40km/h a 60km/h.

No caso dos brasilienses que têm planos para o feriado fora de casa, o cuidado deve ser redobrado: não se abrigue embaixo de árvores durante rajadas de vento. Também não é aconselhável estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o órgão também recomenda que, quando possível, aparelhos elétricos sejam desligados.

Inmet: Feriado de chuva e temperaturas agradáveis

De acordo com Olívio, a chuva deve marcar presença durante o feriado da Semana Santa. “A expectativa é que a sexta-feira (15/4) seja um dia mais fechado, com chuva, e bastante nuvens. Assim como no sábado”, diz. A diferença, segundo o meteorologista, é que as temperaturas máximas devem amenizar e trazer a sensação de refrescância. “As máximas devem ficar na casa de 26ºC, então as temperaturas vão ser mais agradáveis”, diz. Para o domingo (17/4) de Páscoa, a expectativa é que a chance de chuva reduza. “Serão chuvas pontuais, então vai ser uma combinação boa para curtir o feriado em família”, completa.

Fonte: Ana Maria Pol, Correio Braziliense

Em destaque