fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Covid: mais de 72 mil doses chegam ao DF

16 de abril, 2021
2 minuto(s) de leitura
Covid: novas doses permitem vacinas para 64 anos.
Covid: novas doses permitem vacinas para 64 anos.

A vacinação de idosos com 64 e 65 anos contra a Covid-19 começa às 13h desta sexta-feira (16) no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização, que estava prevista para começar neste sábado (17), foi antecipada após a chegada de 72.818 doses durante a madrugada. Não é preciso agendar.

Segundo a Inframerica, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Brasília, as vacinas chegaram ao terminal aéreo à 0h23. “Desembarcaram nove volumes, sendo sete com destino final em Brasília e dois em conexão para Boa Vista, Roraima”, informou a concessionária.

Na quarta-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que as novas doses serão distribuídas a outros grupos, além dos idosos. Veja abaixo:

  • 43.140 para primeira dose dos idosos com idade a partir de 65 e 64 anos;
  • 2.237 para primeira dose dos profissionais de segurança pública;
  • 4.414 para primeira dose dos profissionais de saúde;
  • 23.517 para segunda dose.

As doses entregues na capital são da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac, e da Covishield, idealizada pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca. Confira:

  • Astrazeneca: 40.971 doses
  • Coronavac: 31.847 doses

Vacinação ampliada contra covid

A Secretaria de Saúde informou que o serviço de vacinação contra covid será ampliado durante o fim de semana. A imunização, que funcionava apenas em pontos drive-thru e em número reduzido, passará a ter 13 locais no sábado (17) e no domingo (18).

Segundo a pasta, postos para que as pessoas possam ir a pé serão instalados em Samambaia, Recanto das Emas, Ceilândia e Sobradinho. A secretaria, no entanto, não divulgou os endereços dos pontos.

Além disso, no Estádio Bezerrão, no Gama, no Guará e em Planaltina a vacinação será feita tanto em quem chegar a pé quanto de carro. O atendimento exclusivo para quem usar automóveis será feito nos seguintes pontos:

  • Shopping Iguatemi, no Lago Norte
  • Jardim Botânico
  • Ceilândia
  • Estacionamento da Unieuro, em Águas Claras
  • Taguaparque, em Taguatinga
  • Parque da Cidade, no estacionamento 13

DF em 16° lugar no ranking de vacinação

Com 11,05% da população vacinada, o Distrito Federal ocupa o 16° lugar no ranking de imunização contra a Covid-19. Há dois meses, a capital tinha a maior taxa de vacinação do país, porém, atualmente está quase no final da lista brasileira.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. O levantamento usa informações das secretarias estaduais de Saúde e considera a população de cada unidade da federação.

Nesta quinta-feira (16), o Distrito Federal chegou à marca de 337.449 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foram mais 1.964 vacinados, em um dia.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, desse total, 128.030 também tomaram a segunda dose e concluíram a imunização. A pasta afirma que foram mais 12.232 vacinados em um dia.

Fonte: Luiza Garonce, Walder Galvão, G1 DF e TV Globo

Em destaque