O Programa Habilitação Social, que oferece o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente para pessoas de baixa renda, vai redistribuir 1,7 mil vagas, reservadas inicialmente para estudantes, ao público em geral.
Serão redirecionados benefícios que não foram preenchidos por candidatos inscritos na modalidade destinada a alunos cursando o ensino básico. As vagas são para obtenção da CNH nas categorias A ou B.
As vagas serão destinadas a quem já está inscrito no programa, na modalidade Cidadão Habilitado. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), que coordena a seleção, não haverá novo prazo para cadastro. “Serão convocados os nomes subsequentes da lista, de acordo com os critérios de classificação”, afirma o órgão.
- Veja também: Vibrar começa nesta sexta, 16, no Parque da Cidade
Ainda de acordo com o departamento, os candidatos devem consultar o Portal de Serviços do Detran, no ícone “Habilitação Social”, informar o CPF, e consultar se foram contemplados, ou não.
Critérios para CNH Social
Para ser aprovado no programa, além de já ter feito a inscrição, o contemplado deve apresentar documentos que comprovem os seguintes critérios:
- Ser maior de 18 anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Saber ler e escrever;
- Morar no DF há pelo menos 2 anos;
- Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição;
- Ter CPF e RG.
Fonte: G1 DF