fbpx
Hospital Veterinário StarVet

GDF prevê 5,5 mil vagas em concursos públicos para 2022

17 de janeiro, 2022
3 minuto(s) de leitura
Concurso Público: Divulgação dos editais e datas das avaliações ainda dependem do levantamento dos órgãos. Foto: Green Chameleon/Unsplash
Concurso Público: Divulgação dos editais e datas das avaliações ainda dependem do levantamento dos órgãos. Foto: Green Chameleon/Unsplash

A Secretaria de Economia do Distrito Federal autorizou a realização de concursos públicos para 28 carreiras de diversos órgãos do governo local, em 2022 (veja lista abaixo). Segundo a pasta, são cerca de 5,5 mil vagas imediatas, em áreas como saúde, educação, relações públicas e segurança, além de 10,2 mil vagas para cadastro de reserva.

Informações sobre a divulgação dos editais, assim como as datas das avaliações, ainda dependem do levantamento dos órgãos. O objetivo, de acordo com a secretaria, é “melhorar a prestação de serviços à população”, oferecendo oportunidades em áreas estratégicas do governo e setores da administração pública com déficit de servidores.

Concursos previstos para 2022

  1. Agente de Polícia
  2. Agente Policial de Custódia da Polícia Civil
  3. Apoio às Atividades Jurídicas
  4. Apoio às Atividades Policiais Civis
  5. Assistência à Educação
  6. Assistência Pública à Saúde
  7. Atividade de Defesa do Consumidor
  8. Atividades do Trânsito (Técnico e Analista)
  9. Auditoria de Atividades Urbanas
  10. Auditoria de Controle Interno
  11. Auditoria Fiscal da Receita
  12. Carreira Técnica em Enfermagem
  13. Cirurgião-Dentista
  14. Delegado da Polícia Civil
  15. Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária
  16. Enfermeiro
  17. Escrivão de Polícia
  18. Execuções Penais
  19. Gestão de Resíduos Sólidos
  20. Magistério
  21. Médico
  22. Planejamento Urbano e Infraestrutura
  23. Polícia Militar (Oficiais do Quadro de Saúde)
  24. Polícia Militar (Soldado)
  25. Políticas Públicas e Gestão Governamental
  26. Procurador
  27. Regulação de Serviços Públicos
  28. Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde

Para Gabriel Granjeiro, sócio-fundador de um cursinho preparatório, o momento é propício para mergulhar nos estudos e tirar o sonho de construir uma carreira no serviço público da gaveta.

“O mundo dos concursos não parou nem durante a pandemia. É uma excelente hora para estudar porque, com o avanço da vacinação e conforme as previsões orçamentárias para o DF, o ano de 2022 trará grandes oportunidades para aqueles que desejam ingressar no serviço público”,

afirma.

Ao g1, Granjeiro deu dicas para ajudar quem deseja organizar a rotina de estudos e começar o ano com o pé direito. Cultivar hábitos saudáveis, ter um ambiente adequado para estudar e resolver provas de concursos anteriores são algumas práticas que ajudarão o candidato a chegar ao dia da avaliação mais preparado, segundo o especialista.

Tenha objetivos claros e foque em apenas uma carreira

Não adianta querer estudar para inúmeros processos seletivos ao mesmo tempo. O mais apropriado, na opinião de Granjeiro, é focar em apenas um carreira profissional por vez, de maneira que seja possível dedicar-se integralmente ao cargo almejado.

“O tempo em que se podia estudar de forma genérica para concursos públicos e ser bem sucedido já passou”, diz.

“Atualmente, os processos de seleção estão se tornando mais específicos e complexos, por isso, quanto mais cedo o estudante decidir para qual concurso vai se preparar, melhores serão os resultados”,

defende.

Além disso, manter-se atualizado quanto ao edital e traçar um planejamento de estudos adaptado à rotina, com pequenas metas diárias, pode ajudar o candidato a ter disciplina e constância na empreitada pelo tão sonhado cargo público.

Estude em um ambiente adequado

Ter um ambiente adequado para estudo é essencial para quem deseja passar em um concurso público — Foto: Freepik

Ter um ambiente adequado para estudo é essencial para quem deseja passar em um concurso público — Foto: Freepik

Outra sugestão do especialista é que o concurseiro tenha um local apropriado para os estudos – de preferência, calmo e silencioso, para evitar distrações.

“Também é necessário garantir que o espaço seja bem iluminado e confortável, permitindo que o aluno fique ali bastante tempo sem cansar os olhos ou sobrecarregar o corpo”,

reitera.

Caso não seja possível garantir essas condições em casa, uma boa aposta é estudar em espaços públicos, como bibliotecas e cafés.

Mantenha bons hábitos

Para que o desempenho nos estudos seja otimizado, é fundamental que o candidato cultive bons hábitos no dia a dia, para além dos livros e apostilas. Manter uma alimentação saudável, dormir bem, ter momentos de lazer e priorizar uma rotina de exercícios físicos são exemplos de práticas positivas.

“Dessa maneira, o candidato consegue garantir um aproveitamento muito melhor dos estudos, fazendo com que o entendimento das matérias seja melhor”, destaca.

Resolva provas anteriores

Homem realiza prova para concurso público  — Foto: Scott Graham/Unsplash
Homem realiza prova para concurso público — Foto: Scott Graham/Unsplash

De acordo com Granjeiro, uma das formas mais certeiras de estudar é resolvendo provas e questões de concursos anteriores. “Com isso, o aluno consegue colocar em prática todo o conteúdo que foi estudado e saber quais são suas reais dificuldades”, explica.

“Além disso, essa técnica garante que ele conheça o estilo da prova e saiba o que a banca examinadora considera no momento da correção”,

aponta.

O especialista ainda recomenda as vídeoaulas online, pois, segundo ele, são uma maneira fácil e acessível de receber dicas e sanar dúvidas sobre o conteúdo com professores experientes, sem precisar sair de casa.

Fonte: Richard Martins, G1DF

Em destaque