fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Ônibus em novos horários em 5 regiões administrativas do DF

18 de janeiro, 2022
2 minuto(s) de leitura
Objetivo é reorganizar as linhas de ônibus e melhorar o transporte nas cidades, beneficiando uma média de 180 mil usuários. Foto: Jacqueline Lisboa/ Metrópoles
Objetivo é reorganizar as linhas de ônibus e melhorar o transporte nas cidades, beneficiando uma média de 180 mil usuários. Foto: Jacqueline Lisboa/ Metrópoles

Ônibus: A partir de 24 de janeiro, os passageiros do Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Samambaia, cidades que compõem a Área 3 do sistema de transporte urbano terão novos horários de ônibus.

Clique aqui para conhecer os novos horários e itinerários das linhas.

Com a nova grade de horários, a população que usa o transporte público vai ter mais opções de percurso e menor tempo de espera nos terminais. Serão ofertadas 181 partidas a mais por dia útil.

Veja também: Estudante de 62 anos formada na EJA inicia o ano na UnB

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, a nova operação consiste em uma redistribuição das linhas, para que o passageiro possa contar com um sistema mais eficiente.

“Em vez de analisar separadamente a demanda de cada linha, para definir horários e percursos, nós analisamos o sistema como um todo para que, assim, pudéssemos criar uma rede capaz de oferecer mais opções para os passageiros, com ganho de tempo nos trajetos e com mais conforto nas viagens”, explica o secretário.

Redistribuição das linhas

Ao todo, serão 246 partidas a mais nos horários de pico da manhã e da tarde, subindo para 3.711 viagens por dia. A mudança beneficiará uma média de 180 mil usuários.

Também haverá mais opções de deslocamentos no fim de semana. Aos sábados, são previstos mais horários no início da manhã, bem como maior circulação de ônibus no final da tarde e à noite.

Serão 99 viagens a mais no sábado, sendo 65 no pico da manhã e 83 no pico da tarde/noite.

No domingo, o aumento de viagens será preferencialmente no final da tarde e à noite, para oferecer mais opções de retorno aos usuários. Serão 90 viagens a mais nos horários de pico. Ao todo, serão realizadas 2.400 viagens no sábado e 1.477 aos domingos.

Linhas diretas

Riacho Fundo II e do Recanto das Emas passarão a ter linhas exclusivas e diretas para o Plano Piloto.

“Os passageiros do Recanto das Emas ficam insatisfeitos porque os ônibus precisam passar no Riacho Fundo II, enquanto os moradores do Riacho protestam que os ônibus chegam à cidade cheios”, relata o subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Márcio Antônio de Jesus.

A partir do dia 24 deste mês, as informações estarão disponíveis no site DF no Ponto. O usuário também poderá tirar dúvidas sobre as mudanças por meio do WhatsApp (61) 98100-0088.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

Fonte: Thalita Vasconcelos, Metrópoles

Em destaque