fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Cerca de 190 mil não possuem registro vacinal contra Covid-19 no DF

18 de março, 2022
3 minuto(s) de leitura
Balanço aponta, ainda, 100 mil que não retornaram aos postos para receber a segunda dose contra covid. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Balanço aponta, ainda, 100 mil que não retornaram aos postos para receber a segunda dose contra covid. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O balanço de imunização contra a Covid-19 no Distrito Federal aponta para um alto número de pessoas acima dos 12 anos de idade que ainda não tem registro de início do ciclo vacinal contra a doença causada pelo novo coronavírus. Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), cerca de 190 mil, supostamente, não tomaram a primeira dose do imunizante e 100 mil não retornaram aos postos para receber a segunda.

“Não tem um motivo específico [que justifique a ausência nos postos de vacinação contra covid]. Mas nenhum dos motivos tem fundamentação técnica científica. Acreditamos que quem não veio, virá a partir de amanhã”, justificou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Para Valero, o dado de 190 mil pessoas sem o registro, no entanto, não é o indicador exato da realidade. “Até uns 30% desses 190 mil ─ cerca de 57 mil pessoas ─ devem ter iniciado [o ciclo vacinal] nas cidades vizinhas”, pontuou. O subsecretário reforçou que a pasta trabalha a fim de conseguir um dado mais “completo”.

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, salientou o papel da pasta na questão. “Estamos sempre dando oportunidades para as pessoas se vacinarem contra covid”, ressaltou.

Ampliação dos pontos de vacinação contra a Covid-19

A solução apresentada pela Saúde para o alto índice dos não registrados foi a ampliação dos pontos de vacinação no DF contra a covid. Inclusive, neste sábado (19/3), o Centro Educacional 01 (CED 01) da Estrutural inaugurará a campanha de imunização nas escolas.

Inicialmente previsto para crianças de 5 a 11 anos, a principal mudança foi retirar o limite de idade. A ação também abraçará alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O espaço ficará aberto das 9h às 17h para os demais alunos da rede de ensino e também para pais e responsáveis.

Está previsto a disponibilização de transporte para o local. O primeiro ônibus começará o trajeto dos alunos às 8h e, em seguida, haverá outro coletivo repetindo o caminho.

Para receber o imunizante é necessário levar documento de identificação e cartão de vacinação. Os demais pontos da campanha serão divulgados nos próximos dias.

Fonte: Felipe Torres, Metrópoles

Em destaque