Quem saiu de casa no Distrito Federal neste início da manhã teve de se agasalhar. Na madrugada desta quarta-feira (18/5), os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 8,7°C, a temperatura mais baixa do ano até o momento na capital.
O índice foi registrado na Estação Meteorológica do Plano Piloto. A sensação térmica chegou a 2°C por volta das 7h.
“A tendência é de que o frio continue até o fim da semana, com temperaturas bem amenas, e não ultrapasse os 20°C”, afirmou o meteorologista Cleber Souza, do Inmet.
De acordo com o especialista, a massa de ar polar que chegou aos estados do Sul e do Sudeste atingiu com tudo no Distrito Federal nesta quarta-feira.
“A massa de ar intensa mais fria e seca não favorece a formação de nuvens. A previsão é de que a temperatura mínima desabe a 5°C nesta quinta (19) e na sexta-feira (20). No sábado (21) e domingo (22), esperamos uma gradativa elevação nos índices”, completou Souza.
Inmet indica elevação da temperatura até fim de semana
Hoje, a temperatura máxima pode chegar a 20ºC no período mais quente do dia. A umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 50%. Informações do Inmet.
- Veja também: GDF quer mais 14,6 mil servidores até 2023
MetSul
De acordo com o MetSul Meteorologia, a previsão é de que uma sucessão de eventos climáticos simultâneos provoque quedas de temperatura em todo território nacional. Há perspectiva de neve em algumas regiões mais ao sul do país.
O frio atinge o Distrito Federal com força atípica para esta época do ano, intensidade incomum para maio. Além da capital federal, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso sofrerão com a onda de frio. Vai gear em grande número de cidades destes estados com marcas abaixo dos 5ºC.
Fonte: Nathália Cardim, Metrópoles