Até quinta-feira (28/10), doadores de sangue terão transporte gratuito até o Hemocentro de Brasília, na Asa Norte. A Linha Vermelha fará o percurso de ida e de volta entre o Taguatinga Shopping e a instituição, todas as terças e quintas-feiras, com horário de saída às 9h e às 13h.
O Hemocentro decidiu prorrogar a ação após queda de 13% no movimento de doadores em outubro. Segundo a fundação, os estoques para os tipos sanguíneos O positivo e O negativo estão em níveis críticos. Enquanto em setembro a média foi de 168 doações por dia, o índice em outubro não passou de 148 bolsas coletadas até o momento.
- Veja também: Redução do preço da gasolina só deve ocorrer em 2022
O veículo especial, identificado com a logomarca do Hemocentro, estará à disposição de voluntários e doadores na entrada principal do Taguatinga Shopping. As doações devem ser marcadas pelo site ou pelo telefone 160.
Quem pode ser doador
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Até 30 de outubro, devido à baixa nos estoques, doadores do tipo O negativo podem realizar doação de sangue sem agendamento e com direito à senha preferencial. Para ter acesso ao atendimento preferencial, é necessário comprovar o tipo sanguíneo a partir de cadastro no Hemocentro ou por meio de exame de tipagem sanguínea.
Linha Vermelha
Quando: às terças e quintas-feiras, até 28 de outubro
Local: entrada principal do Taguatinga Shopping
Horários de saída: às 9h e às 13h, do shopping para o Hemocentro; e às 12h e às 16h, do Hemocentro para o shopping
Duração do percurso: uma hora
Para agendamento: acesse o site agenda.df.gov.br ou ligue 160/opção 2
Fonte: Milena Carvalho, Metrópoles