fbpx
Hospital Veterinário StarVet

1º turno: TRE-DF atendeu mais de 5 mil ligações no dia 2 de outubro

19 de outubro, 2022
1 minuto de leitura

Em setembro, segundo o TSE, foram 1,8 mil

O serviço de ouvidoria do Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF) registrou 5.969 ligações realizadas por eleitores da capital durante a votação no primeiro turno. Os números são referente apenas ao dia 2 de outubro.

A ouvidoria do TRE-DF é responsável por atender demandas de eleitores com dúvidas em relação ao processo eleitoral, denúncias, documentações, entre outros.

Segundo a Corte, no segundo turno, o serviço de atendimento à população também estará disponível. Veja abaixo as formas de acesso ao órgão:

  • Atendimento telefônico – (61) 3048-4000, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
  • Carta para o endereço – Edifício sede do TRE-DF, Praça Municipal, lote 02, quadra 06, 1º andar, sala 102, Brasília – DF, CEP: 70.094-901
  • Atendimento presencial ao público – no mesmo endereço mencionado acima, nos dias úteis, no horário das 12 às 19 horas.

Antes das eleições

Um mês antes do primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 1.811 contatos pela ouvidoria da Corte Superior. O número é  equivalente a 13,71% do total de respostas fornecidas em todo o país, o que coloca o DF em segundo lugar em relação à quantidade de atendimentos. Segundo o TSE, São Paulo ofereceu 2.577 respostas, referente a 19,50% do total.

O Rio de Janeiro ficou em terceiro, com 1.799 atendimentos, seguido por Minas Gerais, com 931, e Bahia, com 750. Os dados são referentes aos atendimentos realizados pela ouvidoria em todo o mês de setembro.

Denúncias de irregularidades

As denúncias de irregularidades em relação ao processo eleitoral foram formalizadas por meio do aplicativo Pardal. Durante o período anterior e durante o primeiro turno, a plataforma recebeu 2.179 denúncias, todas relacionadas à propaganda eleitoral.

O Pardal foi criado em 2014 pela Justiça Eleitoral para receber queixas da sociedade sobre irregularidades em campanhas. O aplicativo voltou a funcionar no dia 16 de agosto, em versão atualizada, para receber denúncias referentes às Eleições Gerais de 2022.

Fonte: Com informações do portal Metrópoles DF

Em destaque