fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Eleitos representantes do Distrito Federal serão diplomados nesta segunda (19)

19 de dezembro, 2022
2 minuto(s) de leitura
Foto: TRE/ Divulgação

Solenidade terá inovação no protocolo e esquema policial especial

Os candidatos eleitos representantes do Distrito Federal, incluindo o governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão (PP), serão diplomados nesta segunda-feira(19/12).

Entre os destaques da cerimônia está uma novidade no protocolo e um esquema reforçado de segurança. No evento, às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, também serão diplomados os eleitos pelos brasilienses para o cargos no Senado, na Câmara dos Deputados e na Câmara Legislativa.

Tradicionalmente, somente o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e o chefe do Poder Executivo local discursam durante a cerimônia. Mas, este ano, a solenidade terá uma inovação: será estendida a mais pronunciamentos. Poderão usar o espaço para discursar a senadora eleita Damares Alves (Republicanos), a deputada federal mais votada, Bia Kicis (PL), e o distrital campeão de votos, Fábio Félix (PSol).

“Estou muito feliz por ter sido escolhido orador na diplomação, que é o momento de consagração do resultado das urnas. Nosso compromisso é muito claro com a defesa da democracia e contra o golpismo no país. Meu discurso será a reafirmação do nosso pacto com a cidade e com o Brasil”, declarou Fábio Félix.

O presidente do TRE-DF, afirmou que o intuito é que fazer da diplomação uma festa democrática.

“Queremos que seja uma festa da democracia”

Policiamento

O presidente do TRE-DF, o desembargador Roberval Belinati, tomou providências para garantir a segurança na diplomação. Em reunião com o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, Belinati pediu por um policiamento ostensivo antes, durante e depois da solenidade.

Júlio garantiu que as forças de segurança do DF estão preparadas para que não se repita atos de vandalismo como os ocorridos na segunda-feira passada.

A SSP-DF informou que elaborou um Protocolo de Operações Integradas (POI). O efetivo policial estará reforçado em todo o perímetro do Centro de Convenções e detectores de metal serão utilizados pela polícia judiciária do TRE, aumentando também a segurança interna do evento. A Polícia Militar estará de prontidão no local.

Segundo o órgão, não há previsão de atos públicos na área externa do Centro de Convenções.

Trânsito


A circulação de carros de som nas proximidades do evento não será permitida e haverá controle das vias de acesso e dos estacionamentos, realizado pelo Detran-DF.

A interdição de vias na área central não está prevista, embora possa ocorrer caso seja necessário. O estacionamento principal será o do Estádio Nacional Mané Garrincha, que estará acessível a partir da via N1.

Placas luminosas de sinalização deverão direcionar os condutores ao local. Os estacionamentos do Clube do Choro e do Planetário de Brasília também estarão disponíveis. O Centro de Convenções também disponibilizará estacionamentos gratuito e outro pago.

Com informações do Correio Braziliense

Em destaque