A Secretaria de Economia lança, nesta sexta-feira (20/5), um canal exclusivo para os pequenos empresários e empreendedores individuais para participar das licitações públicas do Distrito Federal. A modalidade estará dentro do e-GDF, aplicativo que centraliza vários serviços do governo local.
Com um tutorial em vídeo e dicas e consulta on-line às licitações em andamento na pasta, os pequenos e microempreendedores poderão aumentar o índice de participação nas compras públicas do DF.
O material mostra o passo a passo de como participar de uma licitação, desde como pesquisar os editais em andamento até a realização do cadastro no portal Comprasnet do Governo Federal.
A medida foi criada a partir do pedido de alguns sindicatos que representam os micro e pequenos empresários, que solicitaram apoio do governo para conseguir participar de mais editais públicos do GDF. Nesta primeira versão, apenas as licitações da Secretaria de Economia estarão disponíveis, mas a ideia é incluir todas as licitações do governo local nas próximas atualizações.
“Fomos procurados e percebemos que há uma carência de informações para este público. Por isso, produzimos um material objetivo e de fácil entendimento para que eles possam aumentar ainda mais sua participação nas licitações do GDF”, explicou o secretário André Clemente.
De acordo com a a pasta, em 2018 as pequenas empresas venceram concorrências que somaram R$ 90 milhões. Em 2020, esse o valor saltou para R$ 221 milhões, mais do que o dobro.
Fonte: Caio Barbieri, Metrópoles