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2ª maior do país: DF encerra 2023 com quase 700 quilômetros de malha cicloviária

20 de dezembro, 2023
2 minuto(s) de leitura
Ciclovias no DF
Foto: Reprodução/ Agência Brasília

Os ciclistas do Distrito Federal tiveram bons motivos para comemorar este ano. A malha cicloviária da capital do país alcançou os 675 km de extensão em 30 regiões administrativas. Somente em 2023, as pistas destinadas às bicicletas aumentaram em 31 km.

Ciclovia no Sudoeste
Foto: Reprodução/ Agência Brasília

O Marcelo é funcionário público, e não abre mão de ir ao trabalho com a ‘magrela’. Ele mora em Águas Claras, e encara, todos os dias, 20 km de trajeto até chegar à área central de Brasília. Pra ele, poder usar a bicicleta como meio de transporte é gratificante, porque faz bem para a saúde física e mental e ainda colabora com o meio ambiente. “É um transporte barato, não emite gases tóxicos, e eu já libero a endorfina do dia. Não me vejo mais andando de carro, salvo raríssimas exceções”, diz.

Marcelo comemora o aumento da malha cicloviária no DF, e diz que se sente mais seguro para ir ao trabalho de bike: “pedalar em meio aos carros é sempre um risco, por mais que existam as leis de trânsito. Nem todos os motoristas respeitam, então saber que temos uma pista exclusiva é um incentivo a mais”, afirma o servidor.

Com os 675 km de ciclovias, o DF se tornou a 2ª capital com a maior malha cicloviária do país, ficando atrás apenas de São Paulo (722 km) – pelo menos por enquanto. O governo local se prepara para ter o maior sistema do tipo no Brasil, com a previsão de entrega de mais 105 km e a interligação dos trechos já existentes.

O investimento em ciclomobilidade, desde 2019, já ultrapassou a casa dos R$ 27 milhões investidos na construção de ciclovias por diversos órgãos do GDF, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Novacap e a Secretaria de Obras e Infraestrutura.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo Prates, defende o apoio às alternativas sustentáveis de locomoção. “É essencial que haja um esforço conjunto para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. O GDF está agindo e ainda temos que fazer mais. Isso inclui a expansão, a manutenção e a interligação de ciclovias, além da promoção de uma cultura ciclística mais segura”, afirmou.

Novas pistas

No ano de 2023, a malha cicloviária do DF cresceu 31 km em quase todas as regiões administrativas do Distrito Federal, com destaque para a Estrada Parque do Contorno (DF-001), perto do Jardim Botânico, além de Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Gama e Sobradinho.

Ciclovias no DF
Foto: Reprodução/ Agência Brasília

O diretor de Mobilidade da Semob, Joelmir Pessoa, afirma que o objetivo agora é fazer com que as ciclovias se conectem: “Estamos fazendo estudos, analisando e ponderando com a sociedade civil para tornar a malha cicloviária ainda mais conectada e assertiva”.

Além disso, houve construção de pistas para ciclistas em Taguatinga (Boulevard), no Sudoeste (Viaduto do Sudoeste), em Vicente Pires (DF-251, região de 26 de Setembro) e na Região dos Lagos, em Sobradinho (Condomínio RK).

Está em andamento a instalação de nova ciclovia ligando a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). O trecho terá 1,6 km de extensão. Também estão em construção 5,2 km de ciclovia no Pistão Sul, em Taguatinga, e 6,3 km em Planaltina.

O objetivo da Semob é entregar mais 105 km de ciclovias. “Há 19 novos trechos que serão construídos em várias regiões administrativas, entre elas Samambaia Norte, ligação entre Samambaia e Taguatinga, na região do autódromo, entre outras”, destaca Silas Lemos Teixeira, diretor de Infraestrutura de Ciclomobilidade da secretaria.

Atualmente, o Plano Piloto é a região com o maior número de pistas para bicicletas, concentrando 138,08 km. Em segundo lugar está o Lago Sul, com 58,2 km. Em seguida, vêm Park Way (50,7 km), Gama (35,9 km), Lago Norte (33,9 km), Ceilândia (33,6 km) e Santa Maria (33,1 km).

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