A pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2022
Divulgada na manhã desta quinta-feira (22/12), uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), revela que cerca de 44% da população do Distrito Federal acompanha as notícias pelas redes sociais.
Essa é a terceira edição da pesquisa de hábitos dos moradores do DF. O levantamento foi realizado no segundo semestre de 2022 por meio de telefone com 3.748 pessoas com mais de 18 anos.
As outras edições dessa pesquisa foram relacionadas quase que exclusivamente à pandemia da covid-19, mostrando como o hábito dos moradores da capital federal mudaram no período de medidas restritivas, que tinham como objetivo interromper a transmissão do vírus.
Essas medidas mudaram a forma das pessoas circularem, trabalharem, consumirem bens de serviço e até de se relacionarem. Então a pesquisa serviu também para avaliar a frequência com que as pessoas realizavam visitas a determinados locais, sempre em forma de comparação com outros períodos.
O questionário foi composto por três blocos. O primeiro tratou das características do indivíduo, como idade, sexo, modalidade de trabalho e local de residência. No segundo bloco, foram apresentadas as questões que têm como objetivo avaliar a frequência de visitação das pessoas em empreendimentos comerciais, de esporte e lazer, de serviços essenciais e social e religioso.
No terceiro e último bloco, os entrevistados responderam perguntas sobre a presença digital, buscando investigar o uso das redes sociais, de aplicativos para compras e a habilidade de lidar com o ambiente virtual.
Resultados
Mais da metade da população entrevistada tem de 35 a 59 anos e tem um rendimento domiciliar mensal de até R$ 5 mil. Do total de entrevistados, 49,1% trabalha presencialmente, enquanto apenas 8,9% trabalha de forma remota e 11,5% de forma híbrida.
A faixa etária que mais visitou empreendimentos comerciais (como bares, restaurantes e shoppings) e de esporte e lazer (academias e centros culturais) foi a de 18 a 24 anos e, conforme a faixa etária aumentou, a porcentagem de visitas diminuiu.
Já nos setores de serviços essenciais (como mercados e farmácias) e social e religioso, a média mensal de visitação mostrou resultados homogêneos em todas as idades. A média de visitação tende a variar para os diferentes setores conforme as características demográficas e socioeconômicas dos indivíduos entrevistados.
Quanto ao uso de aplicativo de compras, a pesquisa mostrou que a população do DF não tem o costume de fazer o mercado online, já que 73,14% dos entrevistados mostraram discordar totalmente desse tipo de compra. Já quando o assunto é compra de eletrônicos e eletrodomésticos de forma online, o equilíbrio volta a aparecer.
Um dos números que mais chamou a atenção na pesquisa foi em relação a acompanhar mais as notícias do dia a dia por meio das redes sociais do que pela TV ou jornal impresso: 55,26% dos entrevistados concordou totalmente. O WhatsApp é a rede social mais usada, com pelo menos 77% de frequência em todas as faixas etárias.
O instagram apresenta uma queda gradativa conforme a faixa etária aumenta, e o Facebook apresentou um resultado mais estável, ficando entre 44% e 57%. Mais da metade da população entrevistada (56,72%) também afirmou não apresentar nenhuma dificuldade em usar sites para serviços públicos e privados.