O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (22), que a vacinação contra Covid-19 para pessoas de 62 e 63 anos começa no sábado (24). A medida será possível após a chegada de mais doses de imunizantes, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), ainda nesta semana.
“Vamos receber 45 mil doses de vacinas nesta semana e isso nos dará condições de iniciar a vacinação do público de 62 e 63 anos a partir de sábado. Serão 11.800 doses da vacina do Butantan e 34.750 da Aztrazeneca”, disse em uma rede social.
Mais cedo, o MS havia informado que enviaria 46.550 para a capital. A quantidade é menor que a esperada pelo governo local, que aguardava em torno de 80 mil doses. No entanto, segundo o governador, mesmo assim será possível ampliar o público-alvo da vacinação.
Ainda na rede social, Ibaneis disse que, após o fim da vacinação de pessoas a partir de 60 anos, será iniciada a imunização de pessoas com comorbidades e professores. Ele também afirmou que a dependência do envio das doses pelo MS é uma “condicionante da velocidade da vacinação” e garantiu o interesse do DF em comprar vacinas próprias.
“Também já informei que assim que as farmacêuticas iniciarem a venda direta para Unidades da Federação, nós faremos a compra e agilizaremos a imunização. Tanto a Secretaria de Saúde do DF como Consórcio Brasil Central estão fazendo negociações.”
Vacinação no DF
Nesta quinta-feira, o DF começou a aplicar a segunda dose da vacina AstraZeneca. Os primeiros imunizados receberam o medicamento entre o final de janeiro e o início de fevereiro. A segunda dose do imunizante deve ser tomada em até 90 dias depois da primeira dose.
Veja como está a campanha no Distrito Federal:
Até a noite desta quarta-feira (21), a Secretaria de Saúde contabilizava 371.394 pessoas imunizadas com a primeira etapa, o que corresponde a 12,17% da população de Brasília. O processo de imunização já foi concluído para 177.875 pessoas, que já tomaram a segunda dose no DF.
No ranking nacional de imunização contra a Covid-19, a capital federal ocupa, nesta quarta-feira (21), o 16º lugar. Em fevereiro, o DF chegou a ter a maior taxa de imunização do país.
Fonte: G1 DF