No encontro também deverá ser discutido os interesses estratégicos da federação em âmbito nacional nas respectivas unidades federativas
A falta de entendimento entre as lideranças da federação PSDB-Cidadania exigiu que as legendas convocassem reunião extraordinária a fim de decidir sobre as candidaturas majoritárias no Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros estados.
Além de discutir sobre as candidaturas, no encontro também deverá ser debatido sobre os interesses estratégicos da federação em âmbito nacional e nas respectivas unidades federativas, bem como instrumentalizar a presidência para adoção das medidas estatutárias, administrativas e legais para execução das decisões do Colegiado Nacional.
A convocação, realizada pelo presidente nacional da federação PSDB-Cidadania, Bruno Araújo, que deve ocorrer em 26 de julho, na sede da federação, de forma presencial e remota, foi feita logo após a deputada Paula Belmonte (Cidadania) anunciar que será candidata do governo do Distrito Federal.
O comunicado criou mais um impasse na aliança formada nacionalmente e repetida em Brasília entre a parlamentar e o senador Izalci Lucas (PSDB).
Izalci tentava viabilizar a chancela do grupo para ser lançado candidato ao Palácio do Buriti e, com isso, Belmonte sairia ao Senado Federal.
Do outro lado, Paula costurava uma candidatura majoritária na chapa possivelmente encabeçada pelo senador José Antônio Reguffe (União), mas agora também se lançou pré-candidata ao Palácio do Buriti, o que contraria o interesse de Izalci.
Embora o tucano comande a aliança partidária no Distrito Federal, Paula Belmonte tem a maioria dos votos, ou seja, não há acordo entre os dois grupos políticos.
A lei número 14.208, que regulamentou a criação de federações, também determinou que, após firmada por maioria absoluta das respectivas direções dos partidos e registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos precisarão ter um programa comum, não poderão desfazer a federação depois da disputa eleitoral e terão de trabalhar juntos por um período mínimo de 4 anos.
Convenção distrital
O presidente da Federação PSDB-Cidadania no Distrito Federal, Izalci Lucas, convocou para o próximo dia 31 de julho a realização da convenção distrital que decidirá as candidaturas para 2 de outubro.
Como presidente da Federação local, o senador Izalci é o responsável pela convocação que respeita o prazo legal de divulgação de oito dias.