fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Pela primeira vez no ano o reservatório do Descoberto fica abaixo de 50%

23 de setembro, 2022
1 minuto de leitura
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar disso, a população não deve sofrer com desabastecimento, já que o valor de referência para setembro é de 48%

O volume de água no reservatório do Descoberto — principal responsável pelo abastecimento do DF — caiu para menos de 50% pela primeira vez no ano, ficando em 49,9% na quinta-feira (22/9). É o que aponta o monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Apesar disso, a população não deve sofrer com desabastecimento, já que o valor de referência para setembro é de 48%.

O nível do reservatório de Santa Maria está em 79,7% da capacidade. O volume também é maior do que o valor de referência para o mês, de 74%.

Neste ano, Brasília alcançou 131 dias sem chuva, chegando à maior estiagem dos últimos 52 anos. As primeiras gotas voltaram a cair no DF no último dia 16.

Reservatório do Descoberto

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar volume total de 103 milhões de metros cúbicos.

Operado pela Caesb, o Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

Fonte: Ana Karolline Rodrigues, Metrópoles

Em destaque