fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Temperatura deve chegar a 32ºC nesta terça-feira, no DF

24 de agosto, 2021
1 minuto de leitura
Temperatura: Índice de umidade varia de 70% a 15%. Capital completa 70 dias sem chuva. Foto: Agência Brasília/Divulgação
Temperatura: Índice de umidade varia de 70% a 15%. Capital completa 70 dias sem chuva. Foto: Agência Brasília/Divulgação

A temperatura deve continuar alta no Distrito Federal, nesta terça-feira (24). Os termômetros podem marcar 32ºC nas horas mais quentes do dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Aliado ao calor, o baixo índice de umidade faz o morador do DF sentir ainda mais os efeitos do período de estiagem. No dia em que a capital completa 70 dias sem chuva, a taxa de umidade deve cair para 15%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para uma boa qualidade do ar, o índice deve ficar em torno dos 60%.

De acordo com a previsão do meteorologista Mamede Melo, os próximos dias serão de “sol, com poucas nuvens, seca e baixa umidade baixa”.

“A semana permanece quente, seca e abafada”,

disse Mamede ao G1.
Céu de Brasília, com Lua ao fundo, na manhã desta terça-feira (24) — Foto: TV Globo/Reprodução
Céu de Brasília, com Lua ao fundo, na manhã desta terça-feira (24) — Foto: TV Globo/Reprodução

Ainda por causa do ar seco, o Inmet deve emitir um comunicado que deixa o Distrito Federal em “estado de alerta”. Até a publicação dessa reportagem, o “alerta laranja” não contemplava o DF, mas indicava uma onda de calor sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo e do Paraná (veja imagem abaixo).

Mapa de aviso meteorológico do Inmet; imagem divulgada às 10h desta terça-feira (24)  — Foto: Inmet/Reprodução
Mapa de aviso meteorológico do Inmet; imagem divulgada às 10h desta terça-feira (24) — Foto: Inmet/Reprodução

70 dias sem chuva

O Distrito Federal completa, nesta terça-feira (24), 70 dias sem chuva. A estiagem, segundo o Inmet, é agravada por uma massa de ar seco que predomina sobre a região Centro-Oeste. O último registro de precipitação ocorreu no dia 15 de junho.

Apesar das altas temperaturas registradas durante as tardes, no início da manhã, os termômetros marcaram valores mais amenos. Por volta das 6h, a mínima foi de 14ºC.

Veja abaixo o nível das principais bacias que abastecem a capital:

  • Descoberto: 78% do volume útil
  • Santa Maria: 91,2% do volume útil

Queimadas + temperatura

Em pouco mais de sete meses, o Distrito Federal já teve 3,5 mil hectares de vegetação queimada, segundo o Corpo de Bombeiros. A área consumida pelas chamas é maior do que a região de Águas Claras, por exemplo, que tem 31,50 km², o equivalente a 3.150 hectares.

O levantamento considera os incêndios que ocorreram de janeiro até 2 de agosto de 2021.

Em estados da região Centro-Oeste, o fogo também castiga. Um incêndio em uma Área de Proteção Ambiental (APA) perto do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT) destruiu 4 mil hectares. As temperaturas altas e a baixa umidade atrapalham o combate.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do estado, 151 pessoas, entre bombeiros e brigadistas, atuavam no local até esta terça (23) e intensificaram o combate, inclusive trabalhando no período noturno.

Fonte: Marília Marques, G1 DF

Em destaque