fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Biblioteca Nacional reabre ao público na segunda, 27

24 de setembro, 2021
2 minuto(s) de leitura
Biblioteca Nacional: Espaço volta com capacidade reduzida; uma das novidades é a audioteca, com 123 títulos em audiolivro. Foto: Júnior Aragão/Secec-DF
Biblioteca Nacional: Espaço volta com capacidade reduzida; uma das novidades é a audioteca, com 123 títulos em audiolivro. Foto: Júnior Aragão/Secec-DF

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), principal biblioteca pública do Distrito Federal, gerida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), volta a funcionar a partir de segunda-feira (27/9), com capacidade reduzida entre 50% e 60%, em razão da pandemia do covid-19.

A novidade é a inauguração da audioteca, em que usuários poderão ouvir mais de 100 livros gravados, a maioria de literatura, obtidos por doação, com a previsão de inserção de novos audiolivros nos próximos meses.

“Com muita alegria, estamos reabrindo ao público. Sabemos que as bibliotecas públicas são espaços importantes para a comunidade e nos empenhamos para reabrir o mais rápido possível, seguindo todas as recomendações neste momento de pandemia. Esperamos que a BNB volte ao cotidiano de tantos usuários, na busca por conhecimento, informação, cultura e entretenimento”, declara a diretora da BNB, Elisa Raquel Sousa Oliveira.

Material produzido para Secretaria de Cultura - GDF, fotos tiradas em Dezembro/2019 e Janeiro/2020.
O acesso ao acervo vai ser restrito aos funcionários, para evitar contaminação, e os livros devolvidos passarão por quarentena de 10 dias antes de retornar às estantes | Foto: Júnior Aragão/Secec-DF

O horário de funcionamento da biblioteca passa a ser de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 13h30. O agendamento prévio para empréstimo de livros continua.

Os usuários podem consultar o acervo no www.bnb.df.gov.br e solicitar o empréstimo domiciliar por até 30 dias pelo e-mail: gat.bnb@cultura.df.gov.br. O acesso ao acervo vai ser restrito aos funcionários para evitar contaminação, e os livros devolvidos passarão por quarentena de 10 dias antes de retornar às estantes.

A proposta da audioteca é a de ser um espaço de motivação e de inclusão para o usuário com algum tipo de deficiência visual

Para usar os espaços e as estações de estudo do 2º e do 3º andar da biblioteca, os usuários devem fazer reserva no site Minha Agenda Virtual. Demais espaços poderão ser ocupados por ordem de chegada até a capacidade estabelecida pela BNB, com monitoramento por servidores.

Para usar as salas de estudo em grupos e os espaços Clic, Geeek e Zen, basta procurar a equipe de atendimento nos balcões. O Espaço Infantil permanecerá fechado.

Todos os protocolos e medidas de segurança adotados na reabertura da BNB estão presentes no art. 5º do Decreto nº 41.913, de 19 de março de 2021, que prevê distanciamento de dois metros, uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e medição de temperatura na entrada.

Audioteca

Segundo a diretora da BNB, a proposta da audioteca é a de ser um espaço de motivação e de inclusão para o usuário com algum tipo de deficiência visual, estimulando a participação autônoma de pessoas com baixa visão, falta de sensibilidade na ponta dos dedos para leitura em braile e portadores de condições como mal de Parkinson, entre outras. Os textos, em áudio, reproduzidos em computador, são no formato mp3.

Todos os audiolivros foram doados pela Fundação Dorina Nowill. Serão disponibilizados inicialmente 123 títulos diferentes, 128 exemplares. Entre os títulos estão autores como Manoel de Barros, Pedro Bandeira, Paulo Freire, Agatha Christie, Augusto Cury, Stephen King e José Saramago.

Biblioteca Nacional de Brasília

Setor Cultural Sul, SCTS Lote 2, (61) 3325-6257
Reabertura: 27 de setembro
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado e domingo, das 8h30 às 13h30
Agendamento prévio para empréstimo on-line: gat.bnb@cultura.df.gov.br
Consulta do acervo: www.bnb.df.gov.br
E-mail: bnb@cultura.df.gov.br

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Fonte: Agência Brasília.

Em destaque