fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Veja onde se vacinar contra a Covid nesta 6ª, véspera de Natal

24 de dezembro, 2021
3 minuto(s) de leitura
Pelo menos 40 cidades, das 8h às 12h, estarão com Unidades Básicas de Saúde abertas para vacinação. Foto: Igo Estrela/ Metrópoles
Pelo menos 40 cidades, das 8h às 12h, estarão com Unidades Básicas de Saúde abertas para vacinação. Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

A Secretaria de Saúde disponibiliza, nesta sexta-feira (24/12), diversos pontos de vacinação contra a Covid-19 aos brasilienses. No Plano Piloto, será possível tomar a primeira, a segunda ou a dose de reforço na Rodoviária do Plano Piloto, na UBS 1 da Asa Norte ou no Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Na maior parte das regiões administrativas, também haverá pontos de imunização contra a doença pandêmica. Pelo menos 40 cidades, das 8h às 12h, estarão com Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para a aplicação do fármaco.

Testagem ampliada

Para monitorar os casos da variante Ômicron, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a estratégia de testagem contra a Covid-19 e disponibilizou 800 mil testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no novo posto inaugurado nesta quinta-feira (23/12) na sala de desembarque nacional do Aeroporto Internacional de Brasília. Agora, o exame de Covid-19 é recomendado para toda pessoa a partir de 12 anos que teve contato com alguém infectado, mesmo que nenhum dos dois apresente sintomas.

Além do posto do aeroporto, o DF conta com testagem nas 176 UBSs e nos dois pontos extras para teste PCR na 114 Norte e da 612 Sul. Para a próxima semana, a Saúde prevê ainda a instalação de um novo ponto, na Rodoviária do Plano Piloto.

Avanço da Ômicron no DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou, na quarta-feira (22/12), mais um caso da variante Ômicron no Distrito Federal. A cepa foi identificada em uma passageira, com idade entre 20 e 29 anos, que chegou de Kingston, no Canadá. De acordo com a pasta, a mulher tomou uma dose do imunizante da Pfizer e uma dose de reforço da Moderna. Ela chegou no último dia 10, depois de sair de Toronto e passar pelo Panamá, em conexão.

O Distrito Federal já havia contabilizado 16 casos da nova variante. A Secretaria de Saúde divulgou voos nos quais foram identificados pacientes infectados pela cepa. Aos passageiros que embarcaram em algum deles, a recomendação é que entrem em contato com o Cievs pelos telefones 2017-1145, ramal 8323, ou 99221-9439. Confira abaixo a lista divulgada pela pasta:

  • voo G3 7735 da Gol, com saída de Cancún para Brasília, no dia 12 de dezembro;
  • voo G3 7735 da Gol, com saída de Cancún para Brasília, no dia 13 de dezembro;
  • voo CM 326 da Copa Airlines, com saída de Cancún, no dia 13 de dezembro, para o Panamá, seguindo, no mesmo dia, no voo CM 703 da Copa Airlines, do Panamá para Guarulhos, e, na manhã do dia seguinte (14/12), no voo JJ3234, da Latam, para Brasília;
  • voo AM16 da Aeroméxico, com saída de Cancún para Guarulhos no dia 13 de dezembro; e
  • voo da JJ3234, da Latam, no dia 15 de dezembro, de Guarulhos para Brasília.

Fonte: Carolina Cardoso, Metrópoles

Em destaque