O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta terça-feira (25), o último dos três novos hospitais de campanha para tratamento de pacientes com a Covid-19. A unidade, instalada em Ceilândia, tem 100 leitos de cuidados intermediários (UCI).
Nas últimas semanas, o Executivo abriu outros dois hospitais de campanha: no Gama e no Plano Piloto.
Durante coletiva à imprensa para inauguração da unidade, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que “a pandemia não acabou” e que “fica cada dia mais grave”. O chefe do Palácio do Buriti reclamou de aglomerações registradas pela capital.
“As pessoas estão nas ruas como se a pandemia tivesse acabado”, disse Ibaneis.
GDF preocupado com a cepa indiana
Além disso, o governador demonstrou preocupação com a chegada da cepa indiana no Brasil. “Pedimos para que toda população redobre o cuidado, use máscara, lave as mãos e mantenha o distanciamento”, reforçou.
Na ocasião, Ibaneis também afirmou que entre “70% e 80% da população” estará vacinada até outubro. “Temos muito sofrimento até lá, muitas vidas que serão perdidas. Só nos resta clamar para que as pessoas evitem aglomerações, se cuidem e cuidem dos familiares”, alertou.
O GDF não informou quando a unidade de saúde começará a receber pacientes. O G1 questionou a Secretaria de Saúde, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Nesta terça-feira (25), 23 pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 estavam à espera de um leito de UTI na rede pública do DF. Desde o início da pandemia, 8.483 perderam a vida devido à doença.
Fonte: Walder Galvão, G1 DF