Com três opções de vacina e uma diversidade de pontos de imunização, o DF segue nesta quinta-feira (27/1) com a proteção contra a Covid-19. Atualmente, a capital federal está com 78,22% de pessoas com o ciclo vacinal completo, ou seja, com duas doses tomadas. O objetivo, no entanto, é que o índice melhore.
Somente em relação a vacinação infantil, o quadradinho ocupa a primeira posição no ranking, entre as unidades da Federação que divulgaram os dados de imunização desse público. Inclusive, desde terça-feira, pequenos a partir dos 5 anos podem iniciar o ciclo de proteção contra o coronavírus.
O público infantil pode ser vacinado da seguinte maneira:
- Crianças com 5 anos – somente com a vacina Pfizer;
- Crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão – somente com a vacina Pfizer;
- Crianças de 6 a 11 anos com ou sem comorbidades/deficiência – podem receber Coronavac ou Pfizer.
As crianças vacinadas com Pfizer pediátrica tomarão a segunda dose após 56 dias. Já as vacinadas com a Coronavac receberão a segunda dose após 28 dias.
Pontos para cobertura vacinal infantil, com dose pediátrica
Adultos também terão a oportunidade de se vacinarem contra a Covid nesta quinta (27). Para o público, há disponíveis doses para D1, D2 e reforço.
No caso da segunda dose da AstraZeneca ou Pfizer, é necessário contar 56 dias da D1. Caso já esteja na hora de tomar a D2, basta conferir em qual posto está disponível cada uma das marcas. Quem tomou Coronavac precisa aguardar 28 dias.
Para o reforço, pessoas a partir de 18 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos graves podem procurar os pontos de vacinação caso cumpram as regras. Para os dois primeiros públicos, a exigência é de que se tenha tomado a D2 há pelo menos quatro meses. No último grupo, a necessidade é de 28 dias de espera.
O reforço da Janssen também tem regra a ser seguida. Apenas quem tomou a dose única há pelo menos 2 meses pode procurar um dos postos disponíveis.
Postos que atenderão público adulto
Fonte: Carolina Cardoso, Metrópoles