A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (26), que a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 25 anos começa ainda nesta semana. O serviço será feito por meio de agendamento, no site da pasta, a partir desta quinta (27). O horário de abertura das vagas não foi informado.
A ampliação do público-alvo foi possível após a chegada de mais 88,5 mil doses de vacinas, nesta quarta, enviadas pelo Ministério da Saúde. Todas devem ser usadas para primeira dose. Segundo a SES-DF, profissionais de saúde e aeroportuários também serão contemplados com esta remessa, por orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI).
A pasta afirma que as novas vagas de agendamento para trabalhadores da saúde serão abertas no sábado (29). No entanto, não confirmou a quantidade nem o horário de disponibilização. Também não detalhou como será a vacinação dos aeroportuários e a data de início da aplicação das vacinas.
“O detalhamento de como será o agendamento e a vacinação desse novo público será divulgado assim que finalizado”, diz a SES-DF.
As doses também devem ser utilizadas para a campanha de imunização de trabalhadores da educação, que começou na semana passada, com profissionais de creches públicas e privadas.
Chegada de vacinas
O envio de novas doses foi feito pelo Ministério da Saúde, na terça (25). Segundo a Secretaria de Saúde, 78 mil vacinas da AstraZeneca/Oxford e 10.538 da Pfizer chegaram na manhã desta quarta. A aterrissagem do lote da Pfizer foi registrada, mas as demais não.
A companhia aérea Gol, responsável pelo transporte do lote da AstraZeneca, disse que as doses saíram do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 13h25 e devem chegar à capital às 15h05. No entanto, a Secretaria de Saúde confirma que as doses foram armazenadas ainda pela manhã.
Vacinação de comorbidades
Desde o início da campanha de imunização contra Covid-19 na capital, em 19 de janeiro, até esta terça-feira (25), 603.948 pessoas receberam a primeira dose, segundo a SES-DF. Desse total, 308.262 tomaram também a segunda dose.
A campanha segue aberta para pessoas com mais de 60 anos, pessoas de 30 a 59 anos e grávidas com comorbidades; além de imunossuprimidos e portadores de síndrome de Down.
No caso dos idosos e gestantes, o agendamento não é necessário. Já os demais devem marcar a data da vacinação pelo site da Secretaria de Saúde, quando forem ofertadas novas vagas.
Para trabalhadores de creches, a aplicação das doses ocorre por meio de uma lista enviada pela Secretaria de Educação.
Fonte: G1 DF