O governador Ibaneis Rocha emitiu nota a respeito da morte do cardeal Dom José Freire Falcão. O guia religioso morreu na noite de domingo (26), aos 95 anos, vítima de complicações da covid-19.
“Brasília perde um de seus maiores guias religiosos com a morte de D. José Freire Falcão. À frente da Arquidiocese de Brasília por 20 anos, ele liderou várias obras pastorais, apoiando famílias carentes e foi o responsável pela criação de uma série de paróquias, fortalecendo a presença da Igreja Católica entre nós”, relembrou o governador.
“Me solidarizo com a família e com os cristãos de um modo geral pela perda, na esperança que a história de vida e o exemplo humanístico de D. José Freire Falcão frutifiquem e ajudem a fazer uma sociedade mais justa”, finalizou Ibaneis.
A morte
Dom Falcão testou positivo para a covid no dia 17 de setembro e foi internado como medida preventiva. Na madrugada da última sexta (24), o cardeal teve uma piora em seu quadro respiratório e renal e precisou ser intubado. Contudo, o guia não resistiu.
Em nota, a Arquidiocese de Brasília confirmou o óbito. “Sua ausência é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. Deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular”.
Ainda não foram repassadas informações sobre o velório.