O Distrito Federal vai aguardar orientação oficial do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, em ordem decrescente. “Para essas doses que temos em estoque, não vamos adotar essa medida. Vamos seguir a recomendação nas próximas remessas”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
A liberação foi aprovada nesta quinta-feira (27/5), na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por gestores municipais, estaduais e federais. No entanto, isso só poderá ser feito quando municípios tiverem queda na procura pela imunização e garantia de vacinas para os demais grupos prioritários.
Além disso, foi decidido que, paralelamente, o grupo de trabalhadores da Educação terá um percentual definido a cada remessa de vacina.
A vacinação pela idade foi interrompida no DF e só está liberada para pessoas com 60 anos ou mais e grupos prioritários.
De acordo com a operacionalização do Ministério da Saúde, está sendo vacinado agora o grupo de comorbidades. Apesar disso, alguns estados e municípios já começaram a imunizar pela faixa etária, mesmo com a demanda alta. Entre os estados que anunciaram a mudança estão: São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Covid-19 e novas faixas etárias
De acordo com a nova orientação, a liberação da vacinação a partir dos 59 anos deverá seguir os percentuais a serem acordados. A medida visa desburocratizar e agilizar a vacinação. Também evita que imunizantes fiquem estocados.
Na quarta (26), duas remessas de vacinas foram recebidas pelo Governo do Distrito Federal: 78 mil doses da AstraZeneca e 10.530 da Pfizer. Os dois carregamentos serão destinados à aplicação de primeiras doses (D1) e terão 10% das vacinas armazenadas como reserva técnica, para se evitar qualquer perda.
Fonte: Maria Eugênia, Metrópoles