fbpx
Hospital Veterinário StarVet

“Lázaro Barbosa” foi um dos 10 termos mais buscados do Google em 2021

28 de dezembro, 2021
3 minuto(s) de leitura
Lázaro protagonizou uma perseguição policial que durou 20 dias e aterrorizou moradores do Distrito Federal e Entorno. Foto: Divulgação
Lázaro protagonizou uma perseguição policial que durou 20 dias e aterrorizou moradores do Distrito Federal e Entorno. Foto: Divulgação

Um dos assuntos mais comentados nas rodas de amigos e redes sociais neste ano foi a caçada ao maníaco Lázaro Barbosa, acusado de promover uma chacina, dizimando uma família inteira no Sol Nascente, em junho passado. As operações de busca envolveram mais de 200 policiais do DF e de Goiás, helicópteros, cães farejadores e movimentaram o noticiário brasileiro. Não à toa, o nome do assassino está entre os 10 termos mais buscados no Google durante o ano de 2021. Os dados foram levantados pela própria plataforma, a pedido do Metrópoles.

A fuga de Lázaro durou 20 dias. Começou no Distrito Federal, em 9 de junho, e terminou no dia 28 do mesmo mês, no distrito de Girassol, em Águas Lindas (GO) – com a morte do criminoso. O suspeito driblou autoridades policiais e deixou um rastro de sangue, matando, ferindo caseiros, fazendeiros e trocando tiros com as forças de segurança mata adentro.

A fama do assassino, considerado inteligente e extremamente frio, também o colocou em quinto lugar nos acontecimentos mais buscados no Google e em terceiro, no ranking de mortes mais pesquisadas no buscador on-line. O assassino em série fica atrás apenas da cantora Marília Mendonça e do MC Kevin.

Veja listas completas:

Buscas do ano:

  1. Marília Mendonça
  2. Eurocopa
  3. Palmeiras
  4. Libertadores
  5. Brasileirão
  6. Corinthians
  7. Copa do Brasil
  8. MC Kevin
  9. Copa América
  10. Lázaro Barbosa

Acontecimentos:

  1. Olimpíadas 2021
  2. Vacina Covid-19
  3. Whatsapp fora do ar
  4. Caso Henry Borel
  5. Caso Lázaro
  6. Afeganistão
  7. Lockdown
  8. Queda do avião de Marília Mendonça
  9. Foguete chinês

10.Greve dos caminhoneiros

Mortes:

  1. Marília Mendonça
  2. MC Kevin
  3. Lázaro Barbosa
  4. Paulo Gustavo
  5. Bruno Covas
  6. Tarcísio Meira
  7. Eva Wilma
  8. Agnaldo Timóteo
  9. Major Olímpio
  10. Cristiana Lôbo

Durante as perseguições ao maníaco, a plataforma Google registrou um aumento em buscas pelos termos: “caso Lázaro”, “Lázaro o assassino em série”, “últimas notícias de Lázaro Barbosa”, “onde Lázaro está?”, “Lázaro serial killer” e “Lázaro de Goiás”.

Relembre o caso

Em 9 de junho, Lázaro matou quatro integrantes da família Vidal. Digitais dele foram encontradas na casa, no Incra 9, Ceilândia. Investigações preliminares apontam que Lázaro teria usado uma arma de fogo e uma faca para matar Cláudio Vidal de Oliveira, 48, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, após invadir a chácara da família. O assassino ainda levou a mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade, 43.

O corpo dela foi achado no dia 12 de junho, a poucos metros da casa onde morava, por um grupo de moradores, empenhados nas buscas pela dona de casa. O laudo indica que Cleonice levou um tiro na cabeça e há indícios de violência sexual.

Após os assassinatos, Lázaro empreendeu fuga que durou quase um mês. O criminoso acabou morto com pelo menos 38 disparos, em 28 de junho, após trocar tiros com policiais em uma mata nas imediações da casa da ex-sogra, em Águas Lindas (GO).

Pontas soltas

A morte de Lázaro não encerrou as investigações da polícia, e muitas perguntas ainda precisam ser respondidas. Na segunda-feira (26/7), a Polícia Civil de Goiás concluiu uma das investigações sobre a participação de outras pessoas na fuga do bandido.

Foram indiciadas a ex-sogra de Lázaro, Isabel Evangelista De Sousa, e as ex-companheiras, Luana Cristina Evangelista Barreto e Ellen Vieira da Silva.

O chacareiro Elmi Caetano Evangelista, 74 anos, também foi indiciado, teve denúncia aceita pelo Ministério Público de Goiás e responde a processo na Justiça para saber qual a participação dele no caso. O homem chegou a ficar preso, mas foi libertado mediante o uso de tornozeleira.

Elmi foi um dos principais alvos do trabalho investigativo para a captura de Lázaro. Segundo a apuração, o fazendeiro teria auxiliado o fugitivo com abrigo e comida. Teria, ainda, proibido que a força-tarefa entrasse em sua propriedade para realizar buscas. Além do auxílio na fuga de Lázaro, ele foi autuado em flagrante e indiciado por posse irregular de duas armas de fogo.

Fonte: Milena Carvalho, Metrópoles

Em destaque