fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Redes Sociais: Ibaneis e Caiado contabilizam vacinas nesta terça, 29

29 de junho, 2021
1 minuto de leitura
Redes Sociais: Caiado disse que Goiás aplicou 82 mil doses brasilienses. Ibaneis replicou com 160 mil atendimentos a pessoas que não vivem em Brasília. Foto: Divulgação
Redes Sociais: Caiado disse que Goiás aplicou 82 mil doses brasilienses. Ibaneis replicou com 160 mil atendimentos a pessoas que não vivem em Brasília. Foto: Divulgação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), usaram as redes sociais, nesta terça-feira (29), para contabilizar o número de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em moradores das cidades que ficam na divisa entre Goiás e Brasília, região chamada de Entorno.

O primeiro a se pronunciar foi Caiado. Ele postou que Goiás já aplicou 82 mil doses em moradores do Distrito Federal. “Enquanto muitos lavam as mãos, nós arregaçamos as mangas”, escreveu o governador.

Cinco minutos depois, Ibaneis destacou nas suas redes que a campanha tem “estratégia nacional” e que o DF já aplicou “quase 160 mil doses em residentes de outras unidades do Brasil, sendo que a maior parte dessas pessoas vieram do nosso Entorno” .

Nas postagens das redes sociais, em meio a provocações, ambos levantaram questão sobre a “universalidade” da campanha, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ibaneis escreveu que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde “são distribuídas de acordo com as características da pandemia em cada estado ou região” e “por isso que, às vezes, algumas cidades avançam mais ou menos”.

Já Caiado publicou nas redes: “O SUS fortalece o princípio da universalidade e do acesso à saúde para todos e eu jamais admitiria que esse princípio fosse quebrado por conta de politicagem.”

Ritmo da vacinação

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, atualizadas até segunda-feira (28), apontam que “foram aplicadas 159.345 doses em pessoas com endereço cadastrado fora do Distrito Federal”, destas, 50.696 são de Goiás.

Mas o ritmo da campanha segue diferente entre o DF e alguns municípios do estado vizinho. Enquanto Brasília vacinava pessoas a partir de 58 anos, o atendimento em Águas Lindas de Goiás, por exemplo, já atendia quem tem 55 anos, ou mais. Nesta terça-feira (29), o município do Entorno está imunizando quem tem 43 anos, enquanto a capital federal vacina a partir de 47 anos.

Troca de farpas além das redes

Ibaneis e Caiado têm trocado farpas desde o começo de 2021. Em março, o governador do DF acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ), após o goiano afirmar que “Brasília está gerida por processo de corrupção desvairado”.

A fala polêmica ocorreu em meio à repercussão de comentários de Ibaneis sobre fechar a divisa entre o DF e Goiás, caso o estado vizinho não tomasse medidas frente à pandemia da Covid-19. À época, o governador do DF se queixava da lotação dos hospitais de Brasília, em função do atendimento a moradores do Entorno.

Fonte: G1 DF

Em destaque