fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Dia do Trabalho: confira programação do feriado no DF

30 de abril, 2021
4 minuto(s) de leitura
Dia do trabalho: veja programação do feriado
Dia do trabalho: veja programação do feriado

Exposições, teatro, shows e a retomada das visitas na Torre de TV de Brasília. Essas são algumas das opções de atividades que fazem parte da agenda do Distrito Federal para o fim de semana, entre sexta-feira (30) e domingo (2), incluindo um feriado no sábado (1º), Dia do Trabalho.

Na programação, tem atrações gratuitas e pagas, assim como presenciais e online. Para quem gosta de atividades ao ar livre, o Eixão do Lazer fica aberto no sábado e no domingo, das 6h às 18h. Veja abaixo as dicas da agenda cultural do G1 DF.

Torre de TV reaberta

Se na semana passada a novidade era que a exposição Egito Antigo tinha sido reaberta, agora é a Torre de TV que volta a receber o público a partir deste sábado (1ª). O espaço estava fechado desde o dia 29 de fevereiro, por conta das medidas restritivas em razão da pandemia de Covid-19.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Torre de TV vai funcionar de terça a domingo, de 12h às 18h. Aos fins de semana, o horário é estendido das 9h às 18h. O acesso ao mirante é por ordem de chegada e, atendendo às medidas de distanciamento social, serão permitidas apenas quatro pessoas, por vez, no elevador.

Teatro

Outro espaço que abre neste sábado, é o Teatro La Salle, na 906 Sul. O local será palco para o espetáculo “Novo Alívio Emergencial”, da Cia de Comédia G7.

A peça terá duas sessões, às 19h e às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 35.

Já nos palcos virtuais, a peça “A Cantora Careca”, do francês Eugène Ionesco, será apresentada, nesta sexta-feira (30), pelo YouTube. É de graça, e em dois horários: às 16h e às 20h.

As sessões serão seguidas de bate-papo com a Companhia Estupenda Trupe. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo e-mail: agendamentoestupenda@gmail.com.

Teatro interativo

Também pela internet, o espetáculo “Terra Plana” promete interagir com o público. Na obra, é apresentada uma sociedade onde a única distração é um reality show onde seis prisioneiros têm a chance de obter misericórdia pelos crimes que cometeram.

“A escolha, como é de praxe em programas de realidade da TV, é o ponto de ligação entre o elenco e o público que irá escolher, em tempo real, a partir das dinâmicas dramatúrgicas elaboradas pelo grupo, quem será o prisioneiro digno de receber perdão”, contam os organizadores.

“Terra Plana” será apresentada de sexta-feira (30) até domingo (2), às 20h. Para participar, é preciso comprar um ingresso, vendido por R$ 12,50, pela plataforma Sympla.

Música ao vivo

O mês de abril encerra com o Dia internacional do Jazz. Para não deixar a data passar em branco, o Pontão do Lago Sul recebe, nesta sexta-feira (30), às 17h30, o saxofonista Mesaque Balbino. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

No sábado (1ª), a partir das 17h, acontece o evento BSB Music Live. O festival reúne mais de 40 artistas em apresentações transmitidas pelas redes sociais da Associação dos Músicos e Artistas Populares do DF e Entorno (Asmap DF-e).

Também no Dia do Trabalho, às 20h, o músico Lucas Rezende faz um show ao estilo “one man band” –cuja tradução seria banda de um homem só. Ele vai cantar e, ao mesmo tempo, tocar guitarra, pandeiro, chocalho e teclado.

O show não é aberto nas redes sociais, o link para acompanhar a apresentação do artista será enviado às pessoas que comprarem os ingressos pelo site Eventbrite. Na plataforma, a pessoa paga o valor que quiser pelo bilhete.

Mão na massa

Já para quem quer aproveitar o tempo com as crianças, uma alternativa é a oficina do AeliêVirtualCAIXA . Desta vez, os organizadores ensinam como criar personagens apenas com papel.

A atividade será realizada pela internet, na sexta-feira (30), às 10h, e é voltada para crianças maiores de sete anos. Para participar, é preciso fazer a inscrição com antecedência, pois só há 30 vagas. Os participantes devem separar os seguinte materiais:

  • Jornais ou revistas
  • Papeis coloridos ou estampados
  • Cola branca
  • Fita crepe
  • Pincel (de preferência médio ou pequeno)
  • Pano e copo d’água para limpeza do pincel e das mãos
  • Tinta guache ou acrílica caso queira usar para detalhes

Festa online

Para encerrar as oficinas do projeto “Ocupação Horizontal do Complexo Cultural de Planaltina”, no sábado, às 17h, tem apresentação com diversos artistas de música popular da capital. O show ocorre pelas redes sociais, e o acesso é gratuito.

Segundo os organizadores, o “festejo final terá grupos, artistas, ritmos e expressões culturais que marcaram presença nas vídeo-aulas oferecidas”. Confira a programação:

  • Comboio percussivo
  • Seu Estrelo
  • Maracatu Leão da Campina
  • Martinha do Coco
  • Tambor de crioula do Mestre Chico Macedo

Grandes obras

Para quem gosta de obras de arte, um bom programa é visitar a Mostra Pinturas Impressionistas do Sesc-DF, no Setor Comercial Sul. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até 31 de maio e traz seis obras do Museu d’Orsy, de Paris (veja lista abaixo).

“São reproduções fotográficas com o máximo de fidelidade das peças originais, as quais a instituição possui o direito de imagem”, dizem os organizadores.

As impressões das pinturas foram feitas em Paris, onde especialistas do museu trabalharam para garantir as cores e a luminosidade das obras originais.

Obras expostas

  1. Sur la Plage (Na Praia) – Edouard Manet (1832-1883)
  2. Le Moulin de la Galette (O Baile no Moulin de la Galantte) – Auguste Renoir (1841-1919)
  3. DÉTAIL DU Bal du Moulin de la Galette (DETALHE DO Baile Moulin de la Galette) – Auguste Renoir (1841-1919)
  4. Femme avec Parasol (Mulher com Sombrinha) – Claude Monet (1840-1926)
  5. La Montagne Sainte-Victoire (A Montanha Sainte-Victoire) – Paul Cezanne (1839-1906)
  6. Danseuses bleues (Bailarinas de Azul) – Edgar Degas (1834-1917)

Fonte: G1 DF

Em destaque