O Distrito Federal recebeu, nesta quinta-feira (29), 62,3 mil doses de vacina contra a Covid-19. Com a chegada de novos lotes do imunizante, a vacinação de pessoas com 60 e 61 anos começa nesta sexta-feira (30), conforme o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou.
(Atualização: pela manhã, o governo informou a chegada de 66,7 mil doses. Por volta das 15h50, a Secretaria de Saúde atualizou o número, corrigindo para 62,3 mil doses)
De acordo com a companhia aérea Latam, as doses vieram de São Paulo. A Inframerica, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Brasília, informou que os imunizantes pousaram na capital às 7h45.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação ocorrerá em 52 pontos. A lista das unidades que aplicam os imunizantes está no site da pasta. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Buriti, as doses passam por climatização, procedimento que vai até as 16h desta quinta (29). Em seguida, elas serão distribuídas aos postos.
As vacinas entregues em Brasília são da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac, e da Covishield – idealizada pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.
Na quarta-feira (28), o governador afirmou que as doses da AstraZeneca serão usadas para imunizar 56.751 idosos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, outras 1.171 doses são CoronaVac e serão usadas para segunda dose.
Além disso, 2.237 profissionais das forças de segurança também serão contemplados. Até esta quinta, a campanha abrange pessoas a partir de 62 anos.
Vacinação no DF
Até esta quarta-feira (27), segundo levantamento mais recente da Secretaria de Saúde, 423.457 pessoas foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no DF. O número representa 13,87% da população de Brasília.
Além disso, 242.228 pessoas foram imunizadas com a segunda dose. Atualmente, são vacinados na capital idosos com mais de 62 anos, indígenas, profissionais das forças de segurança e da saúde, além de pessoas em instituições de acolhimento.