fbpx
Hospital Veterinário StarVet

DF: Jovens do sistema socioeducativo terão laboratório de robótica

30 de junho, 2021
1 minuto de leitura
DF: Unidade de Internação da região administrativa receberá infraestrutura para qualificar jovens e adolescentes do sistema socioeducativo. Foto: Sejus/Divulgação
DF: Unidade de Internação da região administrativa receberá infraestrutura para qualificar jovens e adolescentes do sistema socioeducativo. Foto: Sejus/Divulgação

DF: A Unidade do Sistema Socioeducativo de Santa Maria, no Núcleo Rural Alagados, inaugura, nesta quinta-feira (1º/7), às 9h30, um laboratório de robótica com 10 computadores. O espaço terá a promoção de atividades pedagógicas, capacitações em desenhos 3D com softwares livres, manuseio de impressoras 3D e programação para smartphones, além de outros módulos de estudos. Inicialmente, serão duas turmas com 15 adolescentes. As aulas acontecerão às segundas e quintas-feiras.

Os estudantes foram inscritos a partir do interesse na área de tecnologia, idade e tempo de cumprimento da medida socioeducativa. O laboratório está na Unidade de Internação de Santa Maria e faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Instituto Campus Party, implementado também pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Programa “Passaporte para o Futuro” e do Programa “Include”.

A titular da Sejus-DF, Marcela Passamani, destaca que o programa oferece mais oportunidade de acesso às tecnologias de informação, comunicação e desenvolvimento de soluções digitais. Para ela, as iniciativas que permitem a quebra de um ciclo de violência são um avanço para a sociedade, pois empoderam as pessoas mais excluídas. “Isso é a prática da aplicação de políticas públicas que tanto trabalhamos para efetivar”, destaca.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, pontua que dessa forma a tecnologia alcançará pessoas que dificilmente teriam essas oportunidades. Além dos benefícios de inclusão, o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves Batista Filho, ressalta que o programa preparará os jovens para uma nova chance de ressocialização no mercado de trabalho.

DF: Prevenção

Devido à crise sanitária causada pelo novo coronavírus, não haverá compartilhamento de materiais eletrônicos e didáticos. Além disso, haverá higienização e limpeza dos ambientes, uso de equipamento de proteção pelos profissionais e alunos e aferição da temperatura.

Módulos:

  • Capacitação em desenhos 3D;
  • Manuseio de impressoras 3D;
  • Projetos 3D;
  • Programação para smartphones;
  • Iniciação ao Linux;
  • Conceitos de web design;
  • Introdução a realidade virtual; e
  • Desenvolvimento de técnicas e cultura empreendedora através da robótica.

Fonte: Correio Braziliense

Em destaque