Força-tarefa que transporta mais de 6 mil urnas conta com apoio da Polícia Militar e ocorrerá durante toda a sexta-feira (2/10)
Escoltadas pela Polícia Militar, as 6.478 urnas eletrônicas — além de 678 reservas — usadas nas eleições de 2022 no próximo domingo (2/10), são levadas para os 610 locais de votação em todo o Distrito Federal, na manhã desta sexta-feira (30/9).
Os equipamentos, distribuídos entre 41 caminhões, começaram a deixar os três depósitos do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no Plano Piloto, Gama e em Taguatinga às 7h. A operação ocorrerá durante toda a sexta-feira, com previsão de terminar às 17h.
Todas as urnas eletrônicas passaram por preparação e auditoria entre 21 e 28 de setembro, na última semana antes do primeiro turno do pleito, que ocorre no domingo (2/10), das 8h às 17h.
“Saíram 20 caminhões do depósito do Setor de Garagens [Oficiais] Norte levando 303 urnas; 14 veículos de Taguatinga com 200 urnas; e sete caminhões [partiram] do Gama carregados com 107 urnas. Todos eles [estão] escoltados pela Polícia Militar e por servidores da Justiça Eleitoral”, detalhou o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.
O magistrado esteve no depósito do Plano Piloto nas primeiras horas do dia para acompanhar o início dos trabalhos.
Nos locais de votação, assim que as urnas chegarem, os diretores dos colégios ou representantes das unidades de ensino receberão e destinarão os equipamentos às salas das seções eleitorais. No sábado (1°/10), os presidentes das mesas eleitorais estarão nos locais de votação para preparar os espaços de votação.
“O planejamento da Justiça Eleitoral está rigorosamente em dia. São 34 mil pessoas que vão trabalhar nas eleições, com 200 juízes, mais 200 promotores e toda as forças de segurança do DF mobilizadas para garantir a tranquilidade e a segurança do pleito eleitoral”, reforçou Belinati.
Fonte: Nathália Cardim, Metrópoles