O Governo do Distrito Federal (GDF) deve decidir sobre a realização ou não do Réveillon ainda esta semana. A dúvida sobre a comemoração voltou após o surgimento de uma nova cepa da covid-19, a ômicron. Por enquanto, a variante não foi confirmada no Brasil e nem no DF. Ao Correio, o secretário de Cultura Bartolomeu Rodrigues afirmou que a pasta acompanha a evolução da cepa e deve tomar uma decisão sobre o ano novo nos próximos dias. Já o governador Ibaneis Rocha (MDB) considerou que, por enquanto, não pensa em suspender as festas.
Há cerca de uma semana, o chefe do Executivo local anunciou que a Cultura preparava uma festa com, pelo menos, cinco palcos e shows na capital federal. Na época, Ibaneis afirmou que o avanço da vacinação e a queda dos índices da pandemia eram favoráveis para as comemorações.
GDF contra a Covid-19
Nesta segunda-feira (29/11), a taxa de transmissão da covid-19 voltou a cair no Distrito Federal, após quatro aumentos consecutivos. O número está em 0,81, valor ligeiramente menor do que o registrado anteriormente, de 0,82. O índice de contágio indica a reprodução da pandemia, e o resultado de ontem aponta que cada 100 brasilienses com a doença podem infectar, em média, outros 81.
A média móvel de mortes está a 7,2 — 22% menor do que o dado de 15 de novembro, 14 dias atrás. O cálculo para as infecções alcançou 100,2 — queda de 21,9% na comparação com o mesmo período.