fbpx
Hospital Veterinário StarVet

UTIs Covid: taxa de ocupação adulto volta a 100% nesta segunda

31 de janeiro, 2022
1 minuto de leitura
Lista de espera no Distrito Federal tem 24 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19. Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles
Lista de espera no Distrito Federal tem 24 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19. Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes adultos com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal chegou a 100% nas primeiras horas desta segunda-feira (31/1). De acordo com o sistema InfoSaúde, do GDF, atualizado às 8h25, a ocupação atual de UTIs para tratamento do novo coronavírus, no geral, é de 97,65%.

A lista de espera por UTIs na rede pública de saúde tem 24 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus.

Atualmente, há 83 leitos para Covid-19 ocupados e dois vagos na rede pública. No entanto, entre as unidades disponíveis, as duas são neonatais, não havendo UTIs adulto livres. Outros 14 leitos estão bloqueados ou aguardando liberação.

Os únicos leitos de UTI Covid-19 livres, neste momento, na rede pública estão no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Não há vagas em outras instituições públicas de saúde.

A rede privada está com taxa de ocupação de 67,67%. São 91 leitos de UTI Covid-19 preenchidos, 44 disponíveis — destes, apenas um é pediátrico — e um bloqueado.

“Última onda de Covid”

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesse domingo (30/1), esperar que a atual explosão de novos casos da Covid-19 seja “a última onda” de infecção da doença no Distrito Federal.

A declaração do emedebista ocorreu durante participação na Santa Missa Campal, realizada na Capela de São Felipe Neri, em Sol Nascente.

Mais uma vez, Ibaneis refutou a circulação de fake news sobre a suposta retomada de lockdown na capital federal e de novas medidas restritivas.

“Mais uma [fake news] das que soltam em relação a tudo isso. Nós estamos vivendo realmente um momento de dificuldade no que diz respeito à pandemia, com essa terceira onda, mas a gente vem controlando tudo, as taxas vêm caindo dia a dia e esperamos que seja a última onda. Os especialistas dizem que será, mas está tranquilo. Não passou de uma fake news, felizmente”,

disse.

No sábado (29/1), durante vistoria em obras de Taguatinga, o governador afirmou que os números de internações pela Covid-19 devem cair na capital federal a partir da próxima quinzena, uma vez que a taxa de transmissão tem caído nos últimos dias na capital.

Fonte: Nathália Cardim, Metrópoles

Em destaque