De 8 a 10 de junho, será realizada, no auditório da Embrapa Cenargen, a terceira edição do Encontro Distrital da Agroindústria. Casos de sucesso de agroindústrias locais, legislação previdenciária rural e produção de bebidas estão entre os temas que serão discutidos no evento.
“Esse é um Encontro sempre muito bem-avaliado, justamente por trazer um ambiente de inovação, de troca de experiências, oportunizando que vivências e informações técnicas sejam compartilhadas entre os diferentes atores da cadeia agroindustrial do DF”
Danielle Araújo, subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri
O encontro é promovido pela Secretaria de Agricultura (Seagri), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape).
No primeiro dia serão abordados temas gerais relacionados às agroindústrias, como elaboração de plantas baixas, legislação previdenciária rural e atuação do Senar e do Sebrae junto às agroindústrias.
O segundo dia será dedicado à agroindústria artesanal. Haverá palestras sobre atuação da Emater junto às agroindústrias e o mercado atual da charcutaria artesanal no DF. Já o último dia será dedicado à produção de bebidas, especialmente fabricação de cerveja e de vinhos.
“Após dois anos sem a realização do Encontro por conta da pandemia, estamos com uma expectativa muito positiva, pois se trata de um momento único de troca de informação e conhecimento entre todos os elos da cadeia agroindustrial do DF”
Marco Antônio Martins, diretor da Dipova
Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário de inscrição (acesse aqui).
Encontro Agro é tech
Durante o evento, serão apresentados casos de sucesso de agroindústrias locais. Haverá no local uma feirinha de comercialização de produtos de estabelecimentos com registro na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipova). Confira aqui a programação completa.
Para a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri, Danielle Araújo, o objetivo é incentivar o setor no Distrito Federal. “O DF tem uma aptidão fantástica para a agroindústria”, afirmou. “A grande maioria das propriedades rurais aqui é pequena. Então, a verticalização da produção agrega muito valor à produção do campo, gerando mais empregos, renda e melhoria da qualidade de vida no espaço rural”.
Danielle aproveitou para lembrar: “Esse é um evento sempre muito bem-avaliado, justamente por trazer um ambiente de inovação, de troca de experiências, oportunizando que vivências e informações técnicas sejam compartilhadas entre os diferentes atores da cadeia agroindustrial do DF”.
O diretor da Dipova, Marco Antônio Martins, destacou que nas edições anteriores do Encontro Distrital de Agroindústria a média foi de 150 participantes por dia, entre responsáveis técnicos, servidores públicos, proprietários de estabelecimentos, acadêmicos das áreas afins e interessados no tema.
“Após dois anos sem a realização do evento por conta da pandemia, estamos com uma expectativa muito positiva, pois se trata de um momento único de troca de informação e conhecimento entre todos os elos da cadeia agroindustrial do DF”, ressaltou o gestor.
Fonte: Agência Brasília