fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Número de abstenções de voto cresceram 4,86% no DF

31 de outubro, 2022
1 minuto de leitura
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O número de votos nulos e brancos também aumentaram neste segundo turno das eleições

O número de abstenções de votos cresceram 4,86% no Distrito Federal. A quantidade de eleitores que não compareceram as urnas durante a votação do segundo turno, foi maior que no primeiro turno. Em 2 outubro foram 387.096 eleitores que não votaram, já no segundo foram 369.136.

O número de votos nulos e brancos também teve um aumento neste segundo turno das eleições. As anulações acumularam 2,08%, sendo 0,32 pontos percentuais a mais que as apuradas em 2 de outubro. Já os brancos fecharam em 1,61%, com 0,23 pontos a mais na mesma comparação.

Uma falha de transmissão de dados atrasou a apuração das urnas eletrônicas no DF. De acordo com a equipe de Tecnologia da Informação do TRE-DF, um dos aparelhos do Centro de Educação Fundamental (CEF) 4, no Gama, fez o envio dos resultados às 18h47, mas as informações não haviam chegado ao sistema

Com 58,81% dos votos apurados, Jair Messias Bolsonaro (PL) foi o candidato à presidência mais votado no DF, sendo 1.041.200 apoiadores. O concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 41,19% das urnas da capital, com o apoio de 729.170 eleitores.

Antes da definição dos votos no Brasil, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, destacou que o processo eleitoral é seguro.

“o candidato derrotado terá de aceitar o resultado das eleições porque o processo eleitoral é absolutamente seguro. Não houve fraude e nunca houve nenhuma irregularidade no processo eleitoral”, afirmou.

Com informações do Jornal de Brasília

Em destaque