O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) flagrou 71 condutores dirigindo sob influência de álcool entre a última sexta-feira (3/10) e a madrugada desta segunda-feira (7/10). A operação, que cobriu diversas regiões do DF, como Taguatinga, Sudoeste, Paranoá, Águas Claras, Santa Maria, Plano Piloto e Ceilândia, realizou 480 abordagens e 440 testes de alcoolemia, com foco em prevenir acidentes e garantir a segurança no trânsito.
Além dos casos de embriaguez ao volante, os agentes identificaram outras irregularidades. Foram flagrados 19 condutores sem habilitação e 17 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. Um motorista foi encontrado dirigindo com o direito de dirigir suspenso. No caso das motocicletas, 20 motociclistas foram notificados por alterarem o escapamento de suas motos. No total, 85 infrações de trânsito diversas foram registradas e 42 veículos foram removidos ao depósito.
Grande parte dos flagrantes de alcoolemia foi registrada durante a Operação Rescaldo, uma ação estratégica do Detran-DF, que ocorre nas primeiras horas da manhã. A operação tem o objetivo de identificar condutores que acreditam estar imunes à fiscalização nas madrugadas, dirigindo sob efeito de álcool.
Um caso grave de embriaguez ao volante foi registrado em Ceilândia, onde o motorista apresentava um índice alcoólico que configura crime, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor foi conduzido à delegacia para os devidos procedimentos legais.
As operações de fiscalização, como a Rescaldo, reforçam o compromisso das autoridades do Distrito Federal em combater a combinação de álcool e direção, uma das principais causas de acidentes graves no trânsito.