O Museu de Arte de Brasília (MAB) se prepara para uma programação especial durante a 18ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, que acontece anualmente, tem como tema deste ano “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, e visa tornar os espaços culturais mais acessíveis e envolventes para todas as comunidades.
O MAB Educativo, responsável por coordenar atividades pedagógicas no museu, criou uma série de oficinas e visitas mediadas, com foco em acessibilidade. Entre as iniciativas estão visitas guiadas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oficinas sensoriais e atividades interativas voltadas para toda a família. A programação é gratuita e voltada para todos os públicos, sem a necessidade de agendamento para as oficinas realizadas aos finais de semana, sujeitas à lotação.
Durante os dias úteis de setembro, o MAB Educativo também promove visitas mediadas para escolas, com agendamento online gratuito. Além de explorarem o acervo e as exposições temporárias, os alunos participam de oficinas práticas de arte, que dialogam com as temáticas expostas no museu. Para garantir a inclusão, as visitas podem ser realizadas com interpretação em LIBRAS, e o material educativo está disponível em braile. O espaço também está adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida, reforçando o compromisso do museu com a acessibilidade.
A iniciativa é financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e visa não apenas democratizar o acesso aos museus, mas também proporcionar uma experiência cultural enriquecedora para todos os participantes.
1º ao 5º ano – Oficina de Colagem Modernista
6º ao 9º ano – Oficina de Escultura com Material Reciclado
Ensino Médio – Oficina de Marmorização
Programação Especial – Primavera dos Museus (de 21 a 29 de setembro)
Sábado (21 e 28)
10h30 – Contação de Histórias para bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas
14h – Oficina de Aquarelas Marinhas (a partir de 6 anos) – 12 vagas
15h – Visita mediada ao Acervo em LIBRAS
16h30 – Oficina de Arte para Sentir: Colagem Sensorial (a partir de 6 anos) – 12 vagas
Domingo (22 e 29)
10h30 – Teatro de Fantoches (10 vagas, a partir de 4 anos) – 10 vagas
14h – Oficina de Colagens Modernistas (a partir de 6 anos) – 12 vagas
15h – Visita mediada patrimonial “Recorte de artistas importantes para Brasília na Exposição Museu Imaginário”
16h30 – Oficina Qual o Cheiro das Lembranças? (a partir de 10 anos) – 12 vagas
Conheça as oficinas:
Oficina de Arte para Sentir: Colagem Sensorial
As crianças serão estimuladas a pensar como podemos fruir as obras de arte a partir de outros sentidos além da visão. Será que é possível ouvir uma obra de arte? Sentir seu cheiro? Olhar cada detalhe a partir das pontas dos dedos? Nessa oficina, os jovens terão oportunidade de criar releituras sensíveis de obras do Acervo e também criar obras originais que podem ser tocadas e sentidas. A Oficina atende crianças, mas o público jovem e adulto também é muito bem-vindo a participar dessa oficina acessível.
Oficina Qual o Cheiro das Memórias?
Oficina artística sensorial que explora a conexão entre o olfato e a memória. Através de uma experiência organizada em três etapas, os participantes são convidados a redescobrir lembranças trazidas por aromas. A partir da relação entre as lembranças, objetos e texturas, criaremos obras de arte que fazem parte do espaço.
Oficina de Aquarelas Marinhas
Mergulhe na poética dos das águas e dos oceanos através dos olhos da artista Vera Reichert nesta oficina de aquarela para crianças! Nesta aventura artística, os pequenos terão a oportunidade de explorar as cores e formas dos ambientes marinhos. As crianças aprenderão técnicas básicas de aquarela e descobrirão como misturar cores para criar efeitos aquáticos inspirados no mundo subaquático, em imagens de corais, peixes, algas e outros elementos do oceano.
Oficina de Colagens Modernistas
Inspirada pela exposição Museu Imaginado, essa oficina oferece uma abordagem dinâmica para explorar a colagem como uma forma de intervenção em obras de arte clássicas e modernas. A proposta é combinar elementos de diferentes épocas e estilos para criar intervenções visuais que refletem a estética modernista e as experimentações contemporâneas.
Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)
(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)
Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/
Oficinas aos finais de semana: não é necessária inscrição
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Informações: @mediato.art
Acesso: gratuito