fbpx
Hospital Veterinário StarVet

Seminário debate avanços e desafios do acolhimento familiar no Distrito Federal

21 de outubro, 2024
1 minuto de leitura
Seminário debate avanços e desafios do acolhimento familiar no Distrito Federal
Seminário debate avanços e desafios do acolhimento familiar no Distrito Federal. (Foto: Freepik)

Nos dias 24 e 25 de outubro, o auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) será palco do seminário “Acolhimento familiar: interseccionalidades com o sistema de garantia de direitos no Distrito Federal.” O evento, direcionado a profissionais que atuam na rede de proteção, tanto de forma direta quanto indireta, abordará os avanços e os desafios do serviço de família acolhedora, discutindo suas implicações e o papel na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O seminário, fruto de uma parceria entre o MPDFT, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e o serviço Família Acolhedora, tem como um de seus principais objetivos fortalecer a articulação da rede de proteção social. Durante o evento, serão discutidos temas relacionados à excepcionalidade do acolhimento familiar, com ênfase na primeira infância, e como a ampliação dessa rede pode contribuir para a desinstitucionalização de crianças em situações de vulnerabilidade.

A mesa de abertura contará com a participação de representantes da Sedes, da Vara da Infância e da Juventude, do MPDFT, da organização da sociedade civil Aconchego e da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. Além disso, o seminário terá rodas de conversa e mesas de debate focadas na evolução e nos desafios do acolhimento familiar, além de formas de garantir os direitos das crianças acolhidas.

Outro ponto de destaque será a disseminação de informações sobre os programas Família Acolhedora e Guarda Subsidiada, que visam proporcionar um ambiente familiar temporário e seguro para crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas por determinação judicial. O seminário também busca sensibilizar a população sobre a importância de ampliar o serviço de acolhimento familiar, reforçando o papel de famílias acolhedoras como agentes de mudança e proteção.

Com a expectativa de envolver diversos atores da rede de proteção, o evento surge como uma oportunidade de reflexão e debate sobre como melhorar e ampliar as políticas públicas de acolhimento familiar no Distrito Federal, promovendo um futuro mais seguro e protegido para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Serviço

  • Evento: Acolhimento familiar: interseccionalidades com o sistema de garantia de direitos no Distrito Federal
  • Data: 24 e 25 de outubro
  • Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
  • Local: Auditório da sede do MPDFT

Em destaque